Aprendizagem baseada em problemas estimula o pensamento crítico

Esse tipo de aprendizagem vai além das funções básicas de identificar, reconhecer, organizar e memorizar tarefas

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Criada nas universidades Maastrich, da Holanda, e McMaster, do Canadá, a aprendizagem baseada em problemas, como o nome indica, se fundamenta em propor questionamentos para que os estudantes possam desenvolver habilidades de análise e alcançar a soluções viáveis para as atividades propostas pelos professores.

 Esse tipo de aprendizagem vai além das funções básicas

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como esse conceito, aplicado em sala de aula, estimula o pensamento crítico e a ação planejada. Na PBL (sigla em inglês para essa metodologia), é necessário, porém, que essas questões estejam de acordo com a realidade vivida pelos estudantes.

Os princípios básicos dessa metodologia

Como já sabemos, a aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa, na qual os alunos precisam refletir sobre os problemas e apresentar possíveis soluções. Ela é baseada em alguns pilares, que são:

  • abordagem totalmente focada no aluno, que deve promover a aprendizagem por si mesma;
    destaque para o desenvolvimento cognitivo;
  • integração entre os elementos práticos e teóricos, ou seja, o conhecimento é utilizado para se chegar à resolução do problema;
  • criação de temas ao redor dos problemas (em vez de disciplinas);
    integração interdisciplinar.
  • Todas essas características formam a PBL e são cruciais para que ela seja colocada em prática de forma eficaz, acertada e bem-sucedida.

Vantagens da aprendizagem baseada em problemas

por gautier075/istockphoto
Problemas devem estar de acordo com a realidade vivida pelos estudantes

É praticamente impossível determinar qual é a metodologia de ensino perfeita e mais adequada para os alunos, principalmente porque isso envolve diferentes variáveis. Avaliar quais vantagens as metodologias podem proporcionar é uma das formas de identificar se vale a pena apostar em um método.

A seguir, mostramos os principais benefícios da aprendizagem baseada em problemas.

Formação de autonomia

A PBL ajuda os estudantes a desenvolverem a capacidade de analisar as informações e desenvolver conclusões e soluções por si próprios. Isso significa mais autonomia em várias áreas da vida.

Quer saber mais sobre aprendizagem baseada em problemas? Acesse o blog Novos Alunos.