Bolsas para cursos de inglês no exterior a jovens de baixa renda

Os destinos variam a cada edição, mas incluem países como Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e África do Sul

Conteúdo por Estudar Fora
04/03/2020 17:04

Soul Bilíngue, uma organização de impacto social do estado de São Paulo, está em fase de pré-inscrições para seu programa de jovens embaixadores. O projeto oferece aulas de inglês gratuitas a jovens da periferia e, ao fim do semestre, os estudantes com o melhor desempenho ganham uma bolsa para cursos de inglês no exterior. As pré-inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Para o aluno, os cinco meses de aulas do programa são oferecidos sem custo — o programa é financiado com a ajuda de empresas parceiras. A bolsa de estudos no exterior também cobre a maioria dos custos, como o valor do curso (com um mês de duração), passagens aéreas e moradia no exterior. Os destinos variam a cada edição, mas incluem países como Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e África do Sul.

Auckland, na Nova Zelândia, é um dos destinos
Auckland, na Nova Zelândia, é um dos destinos - iStock/huafires

Foi por meio da Soul Bilíngue que Emili Mirela passou um mês em Auckland, na Nova Zelândia. “Mudou completamente a minha vida”, comenta. “Foi só um mês, mas foi muito gratificante”, relembra. A assistente de estilo Gabrielle Lara, por sua vez, fez seu intercâmbio em Vancouver, no Canadá.

Além das aulas de inglês, os participantes também têm sessões de mentoria online com pessoas que estão no exterior, para auxiliar no desenvolvimento do inglês. A organização também oferece apoio de preparo psicológico e auxílio de planejamento financeiro para os participantes.

Como se inscrever para as bolsas no exterior

Atualmente, o programa Jovens Embaixadores da Soul Bilíngue está em fase de pré-inscrições. É possível se cadastrar por meio deste link para ser avisando quando as inscrições para a próxima turma abrirem. Segundo a organização, o próximo processo deve ter início em maio.

Para se inscrever, é necessário ter 18 a 26 anos de idade, ter feito (ou estar fazendo) ensino médio em escola pública e ter renda familiar per capita (por integrante da família) de até dois salários mínimos. As atividades são presenciais e acontecem próximas à estação Mogi das Cruzes-Estudantes (linha Coral da CPTM), então os candidatos devem ter disponibilidade para frequentar a região.

Após as inscrições, uma pré-seleção de candidatos será chamada para realizar uma série de atividades. Serão três encontros ao longo de três semanas voltados para que a organização conheça o perfil e a motivação dos candidatos. Ao fim do processo, será formada a turma de alunos que participará dos cinco meses de aulas de inglês.


Este artigo foi originalmente publicado no Estudar Fora, uma iniciativa da Fundação Estudar que ajuda jovens brasileiros a alcançarem o sonho de estudar no exterior