Bolsas de estudo no Canadá para brasileiros, muitas oportunidades

Se você já pensou em morar fora, o Canadá é uma ótima chance de conseguir melhorar o inglês e estudar em universidades conceituadas

Por: Redação

Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá ocupa o 12º lugar na lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), compilada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e figura entre os queridinhos dos brasileiros que procuram por bolsas de estudo no exterior.

Apesar da condição climática que se contrapõe à realidade daqui, brasileiros buscam por qualidade de vida e universidades conceituadas quando imigram para o Canadá.

Cidade de Toronto
Serão ofertadas cerca de 400 bolsas de estudo no Canadá

Pensando em te ajudar a conquistar seu sonho com mais rapidez e melhores escolhas, a Catraca Livre fez uma curadoria de oportunidades de bolsas de estudo que aparecem rotineiramente entre universidades e até mesmo do Governo canadense. Confira:

Bolsas de estudo do Governo do Canadá

O governo canadense oferece bolsas de estudo ou pesquisa para estudantes de graduação ou pós-graduação que morem em países da América Latina.

São ofertadas anualmente centenas de bolsas, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs. Os valores cobrem transporte aéreo, visto, seguro-saúde, livros, equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia.

O projeto faz parte do programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), realizado por meio de parceria entre instituições latino-americanas e canadenses.

Os interessados em concorrer às bolsas precisam ser alunos de graduação, mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento, como engenharia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia, entre outras.

Já o projeto de pesquisa do candidato deve ser relacionado à governança ou desenvolvimento.

Além disso, os candidatos devem estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição canadense.

Clique aqui para mais informações sobre os requisitos, documentação e inscrição.

Bandeira do Canadá tremulando

Faculdade de Douglas

A Faculdade de Douglas é uma faculdade localizada em Vancouver que recebe estudantes de mais de 85 países diferentes.

O seu principal ponto forte são as conexões com universidades por todo o Canadá, permitindo que seus estudantes cursem os primeiros dois anos do ensino superior por um preço bem mais acessível para depois conseguir uma transferência para o terceiro ano de graduação em alguma instituição canadense renomada.

Além disso, a instituição tem um programa bastante popular de Inglês como Segunda Língua (ESL) chamado English Language Learning and Acquisition (ELLA), cujo intuito é facilitar o desenvolvimento de habilidades linguísticas acadêmicas dos estudantes para que sejam capazes de cursar uma faculdade ou universidade no Canadá.

A melhor parte é que a Douglas College tem bolsas de estudo de admissão! A International Entrance Scholarships seleciona bolsistas de acordo com o desempenho acadêmico prévio de cada candidato e o seu envolvimento com a escola, comunidade e desenvolvimento pessoal.

Para se candidatar, você precisar baixar o formulário de inscrição (em PDF) no site oficial da Faculdade, preenchê-lo e enviá-lo por e-mail para o endereço dciadmissions@douglascollege.ca juntamente com todos os documentos de suporte obrigatórios.

Universidade de Western (Ontario)

A Universidade de Western, em Ontário, recebe aproximadamente 4 mil estudantes de 121 países diferentes. A universidade é dividida em 12 faculdades e escolas acadêmicas para oferecer excelentes opções de estudo em áreas variadas, de artes e humanas a engenharia e ciências da saúde.

Além do foco acadêmico, a Western dá ênfase às experiências profissionais durante os estudos, com variados programas de trabalho, como estágios, co-op, voluntariados e funções remuneradas dentro do campus.

A Western oferece três bolsas de estudo de C$ 50 mil todos os anos a estudantes internacionais com desempenho excepcional, e também bolsas de admissão de C$ 1 mil a C$ 10 mil.

Os estrangeiros que estiverem se inscrevendo em uma graduação da universidade já são automaticamente avaliados para receber um dessas opções de bolsas. É necessário apenas ter um diploma de conclusão do ensino médio com ótimas médias.

A própria Western avaliará a inscrição do estudante e chegará a uma média final de admissão para cada estudante, de acordo com os requisitos do curso ao qual os candidatos estiverem se inscrevendo. Para conseguir uma das bolsas, é preciso atingir a porcentagem mínima de 88%.

Faculdade de Fleming

A Faculdade de Fleming tem três campi no Canadá com imersão total no idioma inglês.

Os estudantes podem escolher de diplomas e certificados a bacharelados, pós-graduações e programas de aprendizes em sete escolas acadêmicas de Arte e Design, Negócios e Tecnologia, Justiça e Desenvolvimento de Comunidade, Artes e Ciências Gerais, Ciências Ambientais e Recursos Naturais, e Administração.

Localizada em Ontário, a Fleming dá suporte à procura por empregos no Canadá, realiza eventos de recrutamento com empregadores, e tem programas de estágio e trabalho prático para seus estudantes.

Os candidatos podem concorrer a todas as opções disponíveis inscrevendo-se uma só vez pelo portal on-line da instituição, o myCampus. São dezenas de opções oferecidas pela própria universidade e por ex-alunos que fazem doações.

O site oficial da Fleming mantém uma lista atualizada de todas as bolsas oferecidas e os prazos finais para as inscrições.

pôr do sol em Toronto, no Canadá
Crédito: ReproduçãoO pôr do sol em Toronto, no Canadá

Faculdade de Humber

A Faculdade de Humber recebe mais de 29 mil estudantes em aproximadamente 180 cursos acadêmicos integrais todos os anos. Localizada em Toronto, o principal centro de desenvolvimento econômico do Canadá, a instituição oferece opções de estudo em dois campi e oito escolas acadêmicas.

O estudante pode optar por Tecnologia Aplicada, Negócios, Artes Performáticas e Criativas, Ciências da Saúde, Hospitalidade e Turismo, Artes Liberais e Ciências, Estudos da Mídia e TI, e Serviços Sociais e Comunitários.

Além disso, há também a opção de cursar Inglês com Propósito Acadêmico para conquistar fluência e se preparar para uma graduação na própria Faculdade.

Por receber mais de 5 mil estudantes estrangeiros, a Humber oferece uma série de bolsas de estudo no Canadá. Como é o caso da Entrance Scholarships que seleciona os bolsistas entre os novos estudantes admitidos em cursos de graduação e pós-graduação.

Há também bolsas de estudo por mérito acadêmico automaticamente concedidas aos melhores estudantes admitidos em cada uma das faculdades e escolas da Humber.

Universidade Iorque

A Universidade Iorque ou York, em Toronto, no Canadá, foi fundada em 1959 e se caracteriza por ser a terceira maior universidade do Canadá e a segunda maior universidade da província de Ontário.

Regularmente, a York oferece bolsas de estudo para alunos estrangeiros, sendo que o benefício pode chegar até 100% sobre o valor dos cursos.

Acesse o site da universidade e confira as oportunidades.

Mitacs Globalink Research Internship

O Mitacs Globalink Research Internship é um programa de intercâmbio que oferece bolsas para pesquisa em mais de 45 universidades do Canadá. Todas para universitários estrangeiros de diversos países como o Brasil, Austrália, China, França, Índia, Alemanha, México, Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia.

É necessário ter no mínimo 18 anos de idade e estar matriculado em cursos de graduação em tempo integral ou em um programa conjunto de graduação e mestrado.

Vista de Toronto, no canadá
Crédito: Getty ImagesCanadá recebe muitos brasileiros todos os anos

Universidade da Columbia Britânica (UBC)

Todos os anos, a Universidade da Columbia Britânica (UBC), em Vancouver, no Canadá, oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais aceitos para qualquer um dos seus 43 programas de graduação.

A UBC, que está entre as 50 melhores instituições do mundo, concede bolsas em duas categorias: IMES, prorrogável pelos quatro anos da graduação e pode chegar a 40 mil dólares canadenses; e OIS, com valor entre 2,5 a 10 mil dólares canadenses apenas no primeiro ano da graduação.

Importante ressaltar que é possível ser contemplado nas duas categorias, além disso, não é preciso fazer uma candidatura separada para a bolsa. Estudantes estrangeiros são automaticamente considerados para a bolsa.

Programa de Bolsas de Estudos Canadá/Brasil

O CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canada) oferece anualmente bolsas de estudo voltadas aos estudantes brasileiros da rede federal.

O Programa de Bolsas de Estudos Canadá/Brasil oferece 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses.

Ao todo, são ofertadas cinco bolsas – que incluem o curso de idioma, formação e estágio –, sendo quatro delas para proficiência em inglês e uma para proficiência em francês. O número de bolsas pode variar, dependendo do interesse dos estudantes e da disponibilidade de programas acadêmicos canadenses.

Mais informações no Portal da Conif.

a cidade de toronto
Crédito: Getty ImagesA cidade de Toronto, no Canadá

Universidade de Alberta

A Universidade de Alberta oferece mais de C$ 22 milhões por ano em bolsas de estudo para atrair os melhores estudantes do mundo.

Entre elas, há as Bolsas de Estudo de Admissão de Liderança, para candidatos ao primeiro ano acadêmico de uma graduação que comprovarem um desempenho acadêmico superior aos demais, seja com o envolvimento em atividades extracurriculares, atividades comunitárias ou competência acadêmica.

Elas exigem uma inscrição adicional, que deve ser feita pelo site oficial da Universidade – para isso, o estudante já deve ter se inscrito em algum curso da Alberta.

A Alberta também tem a International Student Scholarship, concedidas por mérito a candidatos estrangeiros ao primeiro ano de uma graduação.

Memorial University of Newfoundland

Memorial University of Newfoundland tem “Bolsas de Estudo de Admissão” (International Entrance Scholarships) que são oferecidas no momento de inscrição em qualquer curso da universidade.

Isto significa que você não precisa fazer uma inscrição adicional à bolsa, basta passar pelo processo seletivo da Memorial que a Secretaria de Admissão automaticamente analisará se você preenche os critérios de elegibilidade para receber a bolsa.

Os candidatos que se qualificarem serão notificados sobre a bolsa de estudo juntamente com a admissão à Universidade. Elas valem de C$ 3.000 a C$ 4.400, dependendo da qualificação do candidato.

Infelizmente, as bolsas concedidas aos estudantes internacionais no primeiro ano de curso não são renováveis.

Universidade de Calgary

A Universidade de Calgary oferece uma série de bolsas de estudo no Canadá para pós-graduações tanto oferecidas pela própria instituição como também bolsas externas concedidas pelo governo federal e provincial (por exemplo, a Vanier Scholarship Program e bolsas para as áreas de tecnologia e de saúde).

Se você tem interesse em estudar na Calgary, entre no site oficial da Universidade e procure por “Graduate Awards Database”, uma ferramenta de busca que permite pesquisar por bolsa de estudo para pós-graduações no banco de dados online da instituição.

Compartilhe:

1
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
2
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
3
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
5
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
8
38s
Maior Sarau do Mundo – Heloisa Aun
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …