Últimas notícias:

Loading...

Saiba o que é capacidade cognitiva e como aperfeiçoá-la

Na vida pessoal ou profissional, habilidades cognitivas são necessárias para resolver problemas e melhorar o desempenho em diversas tarefas

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

A capacidade cognitiva é uma espécie de competência que a mente tem para absorver as informações recebidas, movê-las para um banco de conhecimento e acessá-las de maneira rápida, eficiente e reflexiva.

O ser humano é dotado de várias habilidades cognitivas, e cada uma delas desempenha um papel importante no processamento de novas informações: pensar, ler, aprender, lembrar, raciocinar e prestar atenção.

O que é capacidade cognitiva e como é possível aperfeiçoá-la
Crédito: Tima Miroshniche/PexelsO que é capacidade cognitiva e como é possível aperfeiçoá-la

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica o que é a capacidade cognitiva e como é possível aperfeiçoá-la. Acompanhe:

Quais são as principais habilidades cognitivas?

As habilidades cognitivas costumam ser divididas em nove tipos, e cada uma dessas competências reflete um método diferente que o cérebro utiliza para entender e usar as informações com eficácia. Veja quais são!

Atenção sustentada

Esse tipo de atenção auxilia na concentração em uma atividade por um período longo. Essa habilidade garante foco e motivação para dar sequência a uma única atividade até terminá-la. A atenção sustentada ajuda a não misturar muitos projetos e, em vez disso, se concentrar em metas de longo prazo.


Atenção seletiva

A atenção seletiva possibilita a concentração em uma tarefa, mesmo quando há distrações ao redor. Ela ajuda a pessoa a escolher no que deve focar sua atenção, entre as várias opções distintas, e permite que ela permaneça na tarefa escolhida. Por exemplo, a atenção seletiva é praticada ao se ler um livro sem ficar verificando o celular ou socializando com colegas durante a leitura.


Atenção dividida

Crédito: This is Engineering/PexelsHabilidades cognitivas são necessárias para resolver problemas e melhorar o desempenho em diversas tarefas

Algumas vezes, é preciso estar atento a várias situações, e essa capacidade ajuda a abstrair informações, enquanto se executa com sucesso duas ou mais tarefas em conjunto. Por exemplo, ela é usada para se terminar um projeto atual e, simultaneamente, concluir as etapas de preparação de uma próxima atividade. A atenção dividida auxilia na conclusão da tarefa de hoje, sem que se esqueça das ideias para o projeto da próxima semana.


Memória de longo prazo

A memória de longo prazo possibilita recordar informações passadas. Essa aptidão ajuda a lembrar de uma aula ou reunião da semana anterior e pode ajudar a recordar o nome de uma pessoa que conhecemos há quatro anos ou mais, por exemplo. Essa competência também auxilia na lembrança do que foi estudado para aplicação em uma prova.


Memória de curto prazo

Possibilita memorizar informações que estão em uso. Por exemplo, se um aluno está desenvolvendo um trabalho e não precisa ler as instruções novamente para se lembrar da próxima etapa da tarefa, ele tem uma boa memória de curto prazo. As habilidades de memória de curto prazo também ajudam a se lembrar de assuntos discutidos em um diálogo recente.


Lógica e raciocínio

Crédito: Pexels/MonsteraJogos de lógica começam desde a infância

Habilidades lógicas e de raciocínio ajudam na solução de problemas e estimulam a criatividade. Tais habilidades são muito usadas, por exemplo, em empresas, quando há a identificação das necessidades de um consumidor e ocorre um processo de brainstorming para atender a essas demandas.


Processamento auditivo

O cérebro utiliza o processamento auditivo para dar significado às informações que chegam através dos ouvidos, combinando, avaliando e dividindo os sons para uso instantâneo ou posterior. Essa habilidade cognitiva ajuda a ouvir adequadamente professores, familiares, colegas e clientes, não apenas memorizando, mas também entendendo e ajudando a fazer um uso produtivo das informações que escutou.


Processamento visual

Ajuda na interpretação de imagens com eficácia. Tal habilidade possibilita avaliar informações, revisar conteúdos importantes e dar significado às representações visuais de dados.


Velocidade de processamento

Essa capacidade cognitiva garante a execução de tarefas com precisão e agilidade. O cérebro de pessoas que têm alta velocidade de processamento pode captar informações mais rapidamente e desenvolvê-las durante uma tarefa específica. O fortalecimento dessa habilidade contribui para a melhoria da produtividade, promovendo a conclusão de tarefas de forma eficiente.


Quer saber mais sobre a capacidade cognitiva e como funciona o desenvolvimento dessas habilidades? Acesse o blog Novos Alunos e leia o artigo completo.

Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.