Charge, caricatura e HQs: “II Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário”

Os trabalhos serão aceitos até às 00h do dia 30 de abril e devem ser enviados via internet

Por Redação
03/02/2012 17:17 / Atualizado em 07/02/2012 15:45

Projete suas ideias para o papel. Depois, ao invés de armazená-las em uma gaveta, projete-as para outras pessoas. De repente, sua criatividade pode lhe render o prêmio do “II Concurso Luso-Brasileiro de Cartum Universitário”. Os trabalhos serão aceitos até às 00h do dia 30 de abril e devem ser enviados para os links: www.intercom.org.br e www.museudaimprensa.pt.

O concurso é resultado da parceria entre a Intercom e o Museu Nacional da Imprensa, de Porto (Portugal). Com ele, busca-se intensificar a relação entre os universitários brasileiros e os demais estudantes que também falam português. Com isso, faz-se possível utilizar da linguagem universal do humor atrelada às novas tecnologias. Ainda que esse intercâmbio cultural esteja presente na essência do concurso, os participantes podem concorrer com criações que se encaixem nas seguintes categorias: charge, caricatura, tiras em quadrinhos e cartum.

Direcionado a alunos de graduação e pós-graduação inscritos em instituições de Ensino Superior do Brasil, Portugal ou dos demais países de idioma português, o projeto permite que se concorra com qualquer desenho de humor, nas categorias citadas acima, desde que enviados em suporte digital.  Todos os trabalhos devem ser enviados pela Internet.

Os formatos de envio dos desenhos são JPG, GIF e/ou PDF, com no máximo 10 MB de tamanho. Cada participante poderá enviar até 3 trabalhos por categoria e os projetos com mais de um autor receberão um único prêmio. A entrega será feita em cerimônia durante o Congresso Nacional da Intercom de 2012. Será realizada uma exposição dos trabalhos vencedores no Museu Nacional da Imprensa (em Porto, Portugal).

Importante: a participação no concurso implica na cedência automática dos direitos de publicação e reprodução dos trabalhos em qualquer suporte, no âmbito da produção e divulgação, nos Congressos da Intercom (regionais e nacional) e no Museu da Imprensa de Portugal, durante os dois anos seguintes ao concurso.