Cinusp recebe mostra sobre diversidade

Por Redação
03/05/2011 14:02 / Atualizado em 30/04/2020 11:43

Acontece de 9 a 27 de maio a mostra “Diversidade em Cena”, no Cinusp. A mostra visa a exposição à comunidade de filmes que abordem a temática LGBT.

Entre os destaques da mostra estão “Milk: a voz da igualdade” com Sean Penn e “Tudo Sobre a Minha Mãe”, de Pedro Almodóvar.

Veja todos os filmes da mostra abaixo, e confira as datas e horários no site do Cinusp.


MILK – A Voz da Igualdade

Sean Penn como Harvey Milk em cena do filme de Gus Van Sant. Suas palavras de ordem lembram as de Barack Obama

Sinopse: ‘Milk – A Voz da Igualdade’ é a cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um adversário de carreira política.

Tudo Sobre Minha Mãe

Sinopse: No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.

Minha vida cor de Rosa

Sinopse: Ludovic de 7 anos vive com seus pais e irmãos e acha que é um menino-menina e que vai se transformar em menina a qualquer momento. A criança como protagonista levanta a questão da transexualidade como condição inata, retira a perversão, opção e escolha consciente, elucidando ser apenas uma característica da pessoa, alheia à sua vontade. Ludovic, inocente e de uma doçura ímpar que nos conquista com seu sorriso e olhar verdadeiros, sofre preconceito e rejeição causados pela intolerância e obtusidade da vizinhança, apenas por ser quem ele é, sem fazer mal a ninguém. Um filme especial, no tom certo, que fará com que pessoas com um mínimo se sensibilidade repensem seus preconceitos.

Orações para Bobby

Sinopse: Mary (Sigourney Weaver) é uma religiosa que segue à risca todas as palavras da bíblia. Quando seu filho Bobby (Ryan Kelley) revela ser gay, ela imediatamente leva o filho para terapias e cultos religiosos com o intuito de “curá-lo”. No entanto, Bobby não suporta a pressão e se atira de uma ponte, encerrando sua vida aos 20 anos de idade. Depois desse fato, Mary descobre um diário do garoto e passa a conhecer melhor o mundo dos homossexuais, tornando-se, logo, uma ativista em prol dos diretos gays. Baseado em uma história real.

C.R.A.Z.Y Loucos de Amor

Sinopse: No dia 25 de dezembro de 1960, Zachary Beaulieu vem ao mundo. É o 4º entre 5 irmãos, todos meninos. A infância de Zachary é marcada pelos aniversários natalinos em que seu pai (Michel Côté), invariavelmente, encerra a festa imitando Charles Aznavour. Sua adolescência traz a descoberta de uma sexualidade diferente e sua negação profunda para não decepcionar a família. E a maturidade, enfim, chega com uma libertadora viagem mística por Jerusalém, a cidade que sua mãe sempre sonhou conhecer.

Direito de Amar

Sinopse: Dilacerado pela recente morte de seu amante de longa data em um trágico acidente, George Falconer (Colin Firth) mantém as aparências, ainda visto por outros como um homem no controle. Mas em um dia crucial em 1962, no ensolarado sul da Califórnia onde ele criou raízes, este professor universitário urbano se vê no limite da sua vida. Ele vai descobrir os ecos do passado no presente e vislumbrar versões alternativas do futuro – incluindo a forte possibilidade de nenhum futuro para si mesmo.

Meninos não Choram

Sinopse: Baseado em uma história real, relata a vida de Teena (Hilary Swank), que para fugir do preconceito e negação da sociedade resolve transformar-se em Brandon, um rapaz que transforma-se na figura mais carismática da cidade. Em Falls Hill, cidade do estado de Nebraska, surge um triangulo amoroso e um crime que abalaria as estruturas da pequena cidade em uma história singular.

Priscila: A rainha do Deserto

Sinopse: Baseado em uma história real, relata a vida de Teena (Hilary Swank), que para fugir do preconceito e negação da sociedade resolve transformar-se em Brandon, um rapaz que transforma-se na figura mais carismática da cidade.

Em Falls Hill, cidade do estado de Nebraska, surge um triangulo amoroso e um crime que abalaria as estruturas da pequena cidade em uma história singular.

As Damas de Ferro

Sinopse: O mais divertido filme do momento é a história do dia-a-dia dos jogadores gays, travestis e transexuais, campeões de Voleibol da Tailândia. Mong e Jung, talantosos jogadores de voleibol, eram constantemente discriminados por várias equipes por serem homossexuais. A sorte deles era quando a treinadora Bee propõe uma nova filosofia em que todos são aceitos. Dirigido por Youngyooth Thongkonthun, AS Damas de Ferro, segundo maior sucesso do cinema Tailandês de todos os tempos, conta a verdadeira história do time de voleibol do Distrito de Lampang, que venceu o campeonato nacional da Tailândia em 1996 com um time composto por homossexuais, transexuais e travestis, tendo como trainadora uma lésbica.

Baby Love

Sinopse: Emmanuel é um pediatra que está intencionado a adotar um filho, mas é impedido por uma série de problemas, sendo um deles a falta de vontade de seu companheiro, Philippe. Isso até Emmanuel conhecer a estudante argentina Fina, que pode ajudá-lo a realizar seu desejo.

Madame Satã

Sinopse: Nos anos 30, João Francisco dos Santos, mais conhecido como Madame Satã, tornou-se uma das figuras mais emblemáticas do Rio de Janeiro. Neste filme de Karim Ainouz, a vida do malandro, artista transformista, capoeirista, cozinheiro, presidiário e pai é recontada. João Francisco passou a maior parte da vida entre a boemia carioca e a prisão, especialmente nos arredores da Lapa. O filme se passa em 1932, quando o protagonista realiza seu grande sonho de se tornar um estrela dos palcos. É nesse processo de transformação e mitificação de Madame Satã (nome tirado do filme de Cecil B. De Mille, Madam Satan, de 1930) que a produção se concentra.

Diversidade Sexual

Sinopse: Imagens, histórias e personagens que traduzem um pequeno universo de diferentes sexualidades, traduzidas por filmes que enfocam sentimentos de amor e desejo quase sempre em contraposição às regras sociais e religiosas (Sexo e claustro). Da crônica de mistério e humor popular de Vox Populi ao rito de passagem de Sargento Garcia, adaptado dos escritos de Caio Fernando Abreu, esse programa também nos leva às descobertas de Menina e Entre trilhos, onde garotas que, mesmo em comunidades conservadoras do interior, descobrem o amor já bem cedo. Os premiados Tá e Rasgue minha roupa nos oferecem o oposto, ao analisar a idéia de uma sensualidade moderna (e mecânica), deixando para Em nome do pai um raro olhar em tom rodrigueano para a busca do prazer dentro do seio familiar, custe o que ele custar.