Com qual idade as crianças podem começar a aprender inglês?
Será que existe uma idade certa para que as crianças comecem a aprender inglês?
Para isso, é preciso entender melhor o processo de aprendizagem dos pequenos.
É a partir desse conhecimento científico que o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), elaborou um artigo que vai esclarecer suas dúvidas quanto ao início do estudo de uma nova língua. Confira abaixo:
O desenvolvimento do cérebro humano
Quando nascemos, o corpo humano ainda não está completamente formado.
Durante os primeiros anos, os órgãos terminam seu desenvolvimento e se preparam para a vida adulta.
No caso do cérebro, esse processo só é concluído no final da adolescência. Por isso, a melhor fase de aprendizado do ser humano é dos primeiros anos de vida até a adolescência.
Até 3 anos de idade
Nessa fase, a criança pode até aprender pequenas palavras em inglês, e esse processo se dará por meio da memorização.
No entanto, ela provavelmente acabará esquecendo aquilo que aprendeu ainda muito jovem. As aulas geralmente envolvem atividades lúdicas e prazerosas, que estimulam o desenvolvimento de outras habilidades usando a língua estrangeira.
Entre 4 e 6 anos
Nessa fase, a criança está consolidando seu sistema cognitivo e está se preparando para atividades mais estruturadas, como por exemplo o aprendizado da gramática inglesa.
De modo geral, são nos primeiros 6 anos de vida que o pequeno terá a capacidade cognitiva de aprender dois idiomas como se fossem apenas um, o que é muito importante para a fluência.
A partir de 7 anos
Com capacidade de se expressar oralmente e até ler com perfeição, as crianças a partir de 7 anos já podem ser submetidas aos processos usuais do ensino do inglês.
Para despertar o interesse e envolver no processo de ensino-aprendizagem, os professores utilizam uma grande variedade de estratégias que desenvolvem a leitura, escrita, audição e fala em língua estrangeira, além de estimular a interação com os colegas usando exclusivamente o idioma.
Gostou das dicas? Veja mais no site Novos Alunos.