Como incentivar a leitura na infância?
A verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças
O brasileiro lê, em média, somente 2,43 livros inteiros por ano. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil também revelou que o gosto pela leitura está diretamente relacionado à uma escolaridade mais elevada. Em outras palavras, pessoas que leem mais têm, geralmente, acesso mais amplo ao conhecimento.
Especialistas indicam que, ainda que a criança aprenda a ler por volta dos cinco anos de idade, é indicado que o costume seja explorado antes de tal idade para despertar, de fato, o interesse deles.
A criança pode observar e replicar o comportamento dos pais e cuidadores e, assim, pegar gosto pelos livros. Por isso, explore oportunidades lúdicas para incorporar a leitura na rotina da criança e dê o exemplo. Assim, a verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças.
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
Os pais podem contar histórias para seus filhos quando eles ainda forem bebês! Se estiverem dando seus primeiros sinais de comunicação, que seja apenas balbuciando, já é possível começar a contar as histórias. Nessa fase, só garanta que esses contos sejam mais curtos e leves.
Nove livros infantis sensacionais que todo adulto deveria ler
Vá, gradativamente, aumentando a intensidade das emoções e o tamanho das narrativas. Quando menos esperar, seus filhos vão devorar livros inteiros!
Alguns cuidados são essenciais para que a criança se interesse pela leitura. Podemos citar algumas dicas, como:
- apresente ao pequenos livros que estão de acordo com a faixa etária deles, com histórias adequadas e que eles vão compreender;
- deixe que o bebê ou a criança explore o livro, folheia as páginas e viva um momento de descoberta;
- não empurre ou force a leitura, porque pode surtir o efeito contrário. Por isso, deixe livros espalhados por lugares estratégicos, para que o interesse surja naturalmente;
- ao ler para os filhos, interprete frases e história, dando vida aos personagens ao descrever as imagens que decoram as páginas.
Gostou destas informações? Continue lendo no blog Novos Alunos.