Criança lendo para criança: uma boa forma de estimular a leitura

Por: Camila Hungria

A leitura é um hábito que as crianças aprendem desde cedo. Os bebês podem brincar com livros de pano, uma forma de estimular seu interesse pelo objeto e estimular diversos sentidos. Outra possibilidade é realizar leitura assistida com crianças que ainda não foram alfabetizadas. Os momentos de leitura conjunta são muito prazerosos e fortalecem vínculos. Além disso, a leitura também pode ser uma brincadeira muito divertida para crianças com idades diferentes.

E é esse o propósito do projeto ‘Companheiros da Leitura’, realizado pela Escola Carlitos, em São Paulo: reunir crianças de diferentes idades para momentos de troca, brincadeira e convívio, sempre acompanhadas por um bom livro e uma bela história.

 Os encontros acontecem a cada 15 dias em horário pós-aula, e as crianças são acompanhadas pela bibliotecária da escola.

O projeto convida alunos do 3º ano da escola, que já estão alfabetizados, a ampliarem a prática da leitura, contando histórias para meninos e meninas de 3 a 4 anos do Centro de Educação Infantil Pacaembu. Durante os momentos de leitura, cada aluno lê parte de uma obra de sua escolha.

O contato com as crianças menores proporciona às maiores que elas aperfeiçoem novas formas de se expressar, treinem a leitura em voz alta, além de aprenderem sobre a importância de partilhar o que aprendem.

Leia também: Sugestões de brincadeiras para crianças de idades diferentes

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …