Como lidar com o estresse pré-vestibular?

Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando

20/05/2022 09:55

Diferentemente do que muitos pensam, o ano de vestibular não precisa ser marcado por cansaço e estresse. Os estudantes que estão vivenciando essa fase podem aprender a lidar com a pressão das provas e, ao longo do ano letivo, adotar medidas estratégicas para os estudos.

Não existe uma receita pronta para encarar o período, e cada um deve fazer as adaptações necessárias de acordo com seus objetivos, mas existem algumas dicas que são fundamentais para qualquer preparação.

Como lidar com o estresse pré-vestibular?
Como lidar com o estresse pré-vestibular? - 01dalmatians/iStock

É preciso traçar um plano para que o sonho saia do papel, sem desespero e esgotamento –fatores extremamente prejudiciais. Para Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, a principal dica é ter organização –seja ao separar suas dúvidas por categoria, ou definindo quais vestibulares serão prestados. Inclusive, é na estrutura da prova que está a “regra do jogo”, segundo o profissional.

O resultado será consistente caso o jovem “entenda essa rotina de assistir aula, fazer tarefas, gerar dúvidas e ter prazer em acertar algumas questões, porque isso vai impulsioná-lo para, no dia seguinte, também assistir aulas, fazer tarefas”, explica Molina.

10 dicas sobre como lidar com estresse pré-vestibular

1 – Tenha uma rotina de atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para manter o corpo em equilíbrio e ajudar a amenizar o estresse. Isso porque, quando o corpo está em movimento, o organismo libera os chamados “hormônios da felicidade”, como dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina.

A combinação dessas substâncias ajuda a elevar a sensação de bem-estar, fundamental para afastar ansiedades, medos, irritação e outros fatores que podem desencadear o estresse.

Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando
Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando - LumiNola/iStock

2 – Tenha uma boa noite de sono

Boas noites de sono também são fundamentais para que os hormônios, assim como todo o organismo, permaneçam equilibrados. Portanto, crie uma rotina que garanta, pelo menos, oito horas de sono por dia. Com isso, você também estará mais disposto para os estudos e para uma rotina de atividades mais regrada, favorecendo a calma, inclusive nos dias que antecedem as provas.

3 – Estabeleça horários fixos para o estudo

Uma rotina regrada é fundamental para que você se organize e consiga fazer todas as atividades propostas de preparação para as provas de vestibular de Medicina. Nesse sentido, manter horários fixos de estudo é fundamental para seguir a agenda de atividades e conquistar a confiança necessária para fazer as provas.

4 – Tenha momentos de lazer e distração

Separar momentos para estar com amigos e familiares é primordial para conquistar uma vida mais harmônica, já que isso ajuda a elevar a autoestima e o bem-estar, fatores primordiais para afastar a ansiedade.

A dica é reservar os finais de semana para atividades de lazer, além de separar algumas horas da sua rotina diária para fazer coisas que gosta, por exemplo, um esporte, jogar videogame, cantar, cuidar do jardim ou, simplesmente, bater papo com os amigos.

5 – Reconheça momentos de estresse elevado

É normal uma autocobrança nos momentos que antecedem as provas do vestibular de Medicina. Isso pode desencadear um alto nível de estresse, causando prejuízos elevados para a sua saúde física e mental. Logo, é importante estar atento aos sinais e trabalhar a respiração e o autocontrole para afastar a ameaça de crises que possam colocar em risco as suas habilidades cognitivas.

A preparação para o vestibular precisa ser estratégica
A preparação para o vestibular precisa ser estratégica - Chinnapong/iStock

6 – Saiba lidar bem com incertezas

Por mais que você tenha se preparado para as provas, pode haver fatores que fogem do seu controle. O advento do coronavírus é um exemplo, já que ele atrasou as provas em muitas faculdades. Assim, tenha em mente que existem acontecimentos externos à sua vontade, os quais você não controla. Esse entendimento é importante para que a sua saúde psíquica esteja em dia.

7 – Aposte na meditação

A meditação é uma forma eficiente de elevar o autoconhecimento, acalmar a mente e se manter equilibrado. Para iniciar, comece com cinco minutos por dia. Ainda, escolha um lugar calmo, coloque-se em uma posição confortável, feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Isso o ajudará a estar no momento presente, afastando males, como o estresse e a ansiedade.

8 – Coma alimentos saudáveis

Uma alimentação balanceada é fundamental para a preparação dos momentos que antecedem as provas do vestibular de medicina. Por isso, evite consumir bebidas alcoólicas, frituras e café em excesso, pois esses itens elevam os sintomas da ansiedade.

O ideal é investir em uma alimentação natural, com verduras, legumes e frutas, além de apostar em alimentos integrais. A ingestão de água também é importante para manter o corpo hidratado e eliminar toxinas do organismo, que podem causar desconforto, levando à irritabilidade.

Não existe uma receita pronta para encarar o período pré-vestibular
Não existe uma receita pronta para encarar o período pré-vestibular - fizkes/iStock

9 – Ouça músicas relaxantes

As músicas podem elevar o seu nível de relaxamento, afastando os sintomas de estresse e ansiedade. Por isso, ouça as músicas da sua banda favorita após terminar os estudos. Isso ajuda a baixar os níveis de estresse e eleva a sensação de bem-estar geral.

Antes das provas, ouvir a sua música favorita também pode ser útil para ativar importantes áreas do cérebro, responsáveis por trazer calma e felicidade.

10 – Não coloque muita pressão em você

A autocobrança é uma das responsáveis por deixar a mente muito acelerada e, como consequência, você fica mais ansioso. Assim, é preciso ser generoso com você mesmo e entender que fez o seu melhor com as oportunidades que tinha naquele momento.

Lembre-se que não é uma prova a responsável por decidir o resto da sua vida, já que sempre será possível tentar outras vezes ou mesmo ajustar os planos.

Com informações da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)