Últimas notícias:

Loading...

Conheça as principais competências do futuro para ensinar hoje

Futuro será marcado por grandes mudanças e pela exigência de habilidades fundamentalmente humanas

Por: Oferecimento SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

A tecnologia parece ditar a velocidade do mundo e os rumos da humanidade. Por isso, os responsáveis pelas crianças frequentemente se deparam com a pergunta: quais as competências do futuro que elas precisam desenvolver a partir de agora?

Para elucidar a questão, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu informações sobre as principais competências para ensinar aos pequenos hoje mesmo. Confira!

Quais as 6 principais competências do futuro?

Conheça as principais competências do futuro para ensinar hoje
Crédito: Yan Krukov/PexelsConheça as principais competências do futuro para ensinar hoje

Elencamos a seguir as 6 principais competências com as quais você deve se preocupar durante o processo de crescimento e aprendizado do seu filho. Isso significa que não apenas deve ajudar a desenvolvê-las em casa, como também observar se há um espaço propício para isso no ambiente de ensino e aprendizagem dos alunos. Vamos conferir!

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e as do outro sem se deixar abalar facilmente pelos momentos de intensidade. As relações humanas, sobretudo no ambiente de trabalho, muitas vezes trazem picos de estresse por causa da responsabilidade envolvida.

Quem tem inteligência emocional bem desenvolvida enxerga com clareza suas próprias necessidades, as do próximo, faz a conexão entre ambas e gerencia bem os conflitos, adaptando tom de voz, gestos e postura de acordo com cada situação a fim de obter o melhor resultado.

2. Criatividade e inovação

A criatividade é a capacidade de propor novas soluções para as situações conforme elas se apresentem. É essencial, nesse novo mundo de mudanças rápidas e constantes, ser inventivo para lidar com os diferentes cenários que surgirem e para atender às necessidades do mercado.

3. Capacidade de negociação

Ao contrário do que se pensa, a negociação não está ligada somente ao setor de vendas. Negociar significa intermediar situações de conflito entre partes com interesses distintos. Um líder pode ser um negociador em diversos aspectos dentro de sua equipe.

Essa capacidade envolve a clareza sobre situações e a facilidade de argumentar e de entender o melhor caminho a seguir, levando em conta o interesse de todas as partes envolvidas.

É fundamental preparar as habilidades das crianças agora
Crédito: Artem Podrez/PexelsÉ fundamental preparar as habilidades das crianças agora

4. Resiliência e paciência

As crianças não sabem lidar com a frustração, por isso frequentemente choram e fazem birra. Isso acontece porque elas não têm a exata noção do correr do tempo. Conforme crescem, vão aprendendo a ter paciência e resiliência para lidar com situações desfavoráveis.

O papel dos pais é amenizar esse desconforto durante o tempo de aprendizagem, ensinando a criança a lidar com a espera e a contrariedade, de modo que o sentimento de frustração seja transformado em compreensão e persistência sadia.

A criança que aprende a ter paciência se torna um adulto apto a lidar com diferenças e com um desenvolvimento emocional mais equilibrado.

5. Julgamento e tomada de decisão

A capacidade de julgamento é a competência que analisa custos e benefícios potenciais de determinadas ações para escolher o melhor caminho a ser tomado.

Essa é uma prática que temos desde o primeiro momento de consciência, porém fazer isso de forma ponderada, calculando antecipadamente os lucros e os danos de cada escolha, é uma competência valiosa, sobretudo no mercado de trabalho.

6. Pensamento crítico

Se a tecnologia domina o mundo dos dados, quem tem pensamento crítico, por sua vez, se destaca no mundo dos seres humanos. É a nossa capacidade de análise crítica, questionando dados e levantando provas, observando sob múltiplas perspectivas até chegar a uma conclusão, que nos fará sempre estar à frente das máquinas.

Essa competência cresce conforme se desenvolve a visão de mundo. Portanto, experiências e vivências são o conteúdo mais rico para fortalecer o pensamento crítico do seu filho, permitindo que ele analise as situações e tire suas próprias conclusões.

Quer saber mais sobre as competências do futuro? Visite o blog Novos Alunos e saiba mais!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.