Conheça mais sobre o projeto

Vamos extrapolar o processo de ensino e aprendizagem para além dos muros das escolas
Créditos: Getty Images/Brand X
Vamos extrapolar o processo de ensino e aprendizagem para além dos muros das escolas

A Copa do Mundo é um momento ímpar, em que todo o país se une em torno de uma só bandeira, um objetivo comum, uma mesma vibração. E se nos mobilizássemos para canalizar toda essa energia e gerar um legado positivo para a educação no país?

Foi pensando nisso que nos juntamos para criar o Mundial da Educação – um movimento aberto para potencializar a experiência educacional no brasil.

 Objetivo

Extrapolar o processo de ensino e aprendizagem para além dos muros das escolas, ajudando instituições, famílias e comunidades a utilizarem os ativos que suas cidades já oferecem.

Vamos trabalhar juntos para mapear as oportunidades educacionais existentes nas cidades-sede da Copa do Mundo. A partir daí, vamos ajudar não só as escolas, mas também as famílias, as comunidades e os próprios estudantes a utilizá-las para promover uma educação integral de qualidade.

Vamos mapear as oportunidades educativas que já estão acontecendo em cada cidade e comunicá-las, para quem mais pessoas possam conhecê-las e fazer uso delas.

São 3 frentes de mapeamento

Colaborativo: vamos convidar as pessoas a mapearem as oportunidades educacionais e os ativos de suas cidades. O Catraca vai servir como uma plataforma aberta onde cada um pode acrescentar livremente uma informação sobre sua cidade.

Institucional: vamos fazer um trabalho de articulação com redes/hubs de Educação, Cultura e Esporte e convidá-los a participarem do movimento, inserindo seus conteúdos e agendas no Mundial da Educação.

Jornalístico: a própria equipe do Catraca Livre vai ajudar no mapeamento, dentro do trabalho de ativação que já estão fazendo nas cidades-sede da Copa 2014.

Mais do que mapear as oportunidades educativas de cada cidade, temos o papel de convocar as pessoas a fazerem uso delas.

Educadores e especialistas serão convidados a criar sugestões de uso das oportunidades mapeadas

As sugestões de uso serão publicadas na página do Mundial da Educação como forma de inspirar as escolas, as famílias, as comunidades e os estudantes. Todos os colaboradores do Mundial da Educação também serão convidados a enviar sugestões de como essas oportunidades podem ser utilizadas.

Escolas, famílias, comunidades e alunos serão estimulados a relatar como estão utilizando as oportunidades educativas mapeadas em suas cidades, através de fotos, vídeos e textos. O material enviado vai ser divulgado e ajudará a registrarmos e contabilizarmos as ações que foram mobilizadas a partir do Mundial da Educação.

Todos os envolvidos, em seus respectivos canais de comunicação, poderão disseminar todo este conteúdo. Com esta força-tarefa, o maior número possível de pessoas será impactado e as cidades se tornarão mais abertas e criativas.