Conheça os benefícios de gerenciar bem o seu tempo
Se o dia não tem 25 horas, nos resta otimizar o tempo que temos
A sensação de que o dia é muito curto para realizar todas as demandas e de que semana é insuficiente para um descanso merecido é comum há algum tempo, mas tem se intensificado cada vez mais. Seja no trabalho ou nos estudos, saber gerir o tempo é a melhor maneira de administrar os afazeres e atenuar esse efeito.
Para ajudar a organizar a rotina de uma forma eficaz, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), oferece as informações para começar a gestão do tempo e para planejar dias mais bem aproveitados –e ainda ter um merecido fim de semana tranquilo. Confira abaixo:
Benefícios de gerenciar bem o seu tempo
Confira alguns benefícios e veja por que vale a pena cuidar do planejamento de sua rotina:
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• menos estresse — ao administrar seu tempo, você reduzirá as chances de passar por momentos de estresse, como prazos estourando e acúmulo de pendências;
• mais tempo com os filhos — essa organização ajuda a encaixar períodos exclusivamente dedicados aos filhos, o que promove momentos de qualidade em família;
• aumento da participação escolar — a participação na vida escolar dos filhos pode ser negligenciada quando há tantos afazeres pendentes. Por isso, a gestão do tempo é sua aliada;
• produtividade impulsionada — no trabalho, o planejamento da rotina e o foco nos afazeres otimizam bastante a produtividade;
• descanso mais bem aproveitado — costuma ter sentimento de culpa nos finais de semana porque ficaram muitas obrigações para trás? A gestão do tempo irá te ajudar a ter momentos de descanso mais bem aproveitados;
• maior qualidade de vida — por fim, a gestão do tempo permite que momentos de trabalho, de lazer e de descanso se mantenham equilibrados.
Dicas para melhorar sua gestão de tempo
Agora, veja algumas dicas para colocar os princípios da gestão do tempo em prática:
• coloque seus afazeres no papel — o primeiro passo é visualizar todos as atividades que devem ser encaixadas em sua rotina;
• tenha metas e prazos — mesmo que não haja prazos externos, defina metas pessoais para concluir cada atividade;
• planeje sua rotina — com base na sua lista de afazeres e nas suas metas, distribua as atividades ao longo do dia, sendo realista e contando com imprevistos;
• planeje pausas — falando em ser realista, é importante planejar pequenas pausas entre suas atividades para manter a disposição;
• favoreça seu foco — ter um ambiente de estudos ou de trabalho organizado e longe de distrações é excelente para ter mais concentração;
• evite o acúmulo de tarefas — mantenha-se fiel ao seu planejamento e não deixe para fazer nada na última hora;
• use recursos de organização — agendas físicas ou virtuais, planners, softwares de gestão de projetos, aplicativos etc. Veja com qual recurso você se adapta melhor;
• revise sua rotina semanalmente — nos finais de semana, dedique alguns minutos para ver o que você concluiu e o que precisa ser encaixado novamente em seu planejamento;
• faça da gestão um hábito — por fim, mantenha a constância e a gestão do tempo se tornará um hábito em sua rotina.
Quer saber mais sobre gerenciar o tempo? Acesse o blog Novos Alunos e conheça os 5 princípios fundamentais da gestão de tempo.
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