Últimas notícias:

Loading...

Conheça os benefícios de um cérebro bilíngue

Segundo dados divulgados pela BBC, entre 60% e 75% das pessoas em todo o mundo falam ao menos dois idiomas

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)
Ouça este conteúdo

Contrariando muitos educadores do século 20, que costumavam afirmar que dois idiomas confundiam as crianças, nos últimos anos, cientistas mostraram que as vantagens de ser bilíngue se estendem dos âmbitos mais complexo aos mais básicos, como a saúde e a capacidade de comunicação.

Crédito: IStockConheça os benefícios de um cérebro bilíngue

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica quais são os benefícios de um cérebro bilíngue. Continue lendo e entenda.

O que significa ser bilíngue?

Um bilíngue bem equilibrado tem habilidades parecidas em 2 línguas, conhecendo e usando os idiomas em proporções variáveis. Há basicamente 3 tipos de bilíngues:

  • O composto, que desenvolve 2 códigos linguísticos simultaneamente, com um único conjunto de conceitos — como no caso de crianças cujos pais têm 2 nacionalidades;
  • O coordenado, que trabalha em 2 conjuntos de conceitos, aprendendo um idioma na escola e usando outro em seu convívio social;
  • O subordinado, que aprende uma língua secundária por meio de filtros da língua primária.

Todos os tipos de pessoas bilíngues podem se tornar proficientes no idioma, independentemente de sotaque ou pronúncias. Para um observador casual, as diferenças são mínimas. A diferença está na vontade de aprender!

Quais são os maiores benefícios para o cérebro?

imagem do cérebro
Crédito: Iaremenko/istock Um bilíngue bem equilibrado tem habilidades parecidas em 2 línguas

Diversos especialistas em todo o mundo têm se dedicado a estudar os benefícios do aprendizado de diferentes idiomas. Esse esforço se torna ainda mais urgente se levarmos em conta os fenômenos da globalização e da morte de idiomas — a estimativa é que mais da metade das línguas que conhecemos hoje estarão mortas até o final do século. Nesse cenário, indivíduos multilíngues terão papel fundamental na resolução de conflitos entre povos, na consolidação de negócios e na preservação de culturas.

Quer mais informações sobre as vantagens de trabalhar com diferentes linguagens para o cérebro humano? Acesse o site Novos Alunos e descubra!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.