‘Contextos Literários’ discute diversidade na literatura infantil

11/10/2016 18:59

Abordar assuntos como diversidade cultural, religiosa e social ou desigualdade de gêneros com as crianças é uma tarefa que requer cuidado e muita pesquisa. Pensando nisso, o Sesc Consolação realiza no mês de outubro o evento “Contextos Literários – Literatura Infantojuvenil“, que reúne autores e ilustradores para uma série de reflexões sobre a produção de livros para crianças. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras do mês de outubro, até o dia 27.

Serão três mesas  que contarão com a participação de nove profissionais da área da literatura infantojuvenil, além do lançamento do primeiro livro infantil do compositor Chico César, no dia 12 de outubro, em que ele será entrevistado pelo escritor mirim Gustavo Gomes, autor de “Meu Universo” – clique aqui para saber mais. O “Contextos Literários” conta ainda com três oficinas de técnicas de ilustração para crianças e seus familiares.

"Malala - a menina que queria ir para a escola" é a versão infantil do best-seller adulto "Eu sou Malala" aborda diversidade étnica e religiosa para os pequenos.
“Malala – a menina que queria ir para a escola” é a versão infantil do best-seller adulto “Eu sou Malala” aborda diversidade étnica e religiosa para os pequenos.

A proposta do evento é refletir sobre as diversas possibilidades que o livro infantil oferece, a partir de questões como os limites da classificação indicativa, estilos narrativos, pluralidade temática e o diálogo entre a ilustração e a palavra.

Entre os convidados, estão a jornalista Adriana Carranca, autora do livro “Malala – a menina que queria ir para a escola” e o premiado escritor indígena Daniel Munduruku – ambos mediarão o encontro do dia 20 de outubro, “A Literatura Infantojuvenil e a Diversidade Cultural” – , e o ilustrador Renato Moriconi, autor de “Bárbaro”, que vai mediar a atividade “Entre a palavra e a ilustração“, no dia 27 de outubro.

O premiador escritor Daniel Munduruku é referência nacional em literatura indígena.
O premiador escritor Daniel Munduruku é referência nacional em literatura indígena.

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.