Saiba os benefícios de incentivar a criança a falar como foi seu dia na escola

Criança requer dos responsáveis muita compreensão e paciência para que se sinta motivada a participar da rotina escolar

A vida escolar é sempre um grande desafio para as crianças, principalmente quando um novo ano letivo se inicia. Depois da pandemia, a insegurança e a incerteza para os menores aumentou, mas o diálogo pode ajudar muito nessa fase da vida.

Benefícios de incentivar a criança a falar como foi seu dia na escola
Créditos: Kamaji Ogino/Pexels
Benefícios de incentivar a criança a falar como foi seu dia na escola

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como pais e responsáveis de crianças na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental podem participar do processo educacional e na adaptação dos pequenos.

Abaixo, saiba mais sobre o assunto e conheça algumas sugestões que podem ser colocadas em ação para adaptar seus filhos à escola. Acompanhe!

Envolva a criança nos preparativos para a ida à escola

Uma estratégia que costuma ser um grande motivacional para os primeiros dias de escola começa com uma prévia, ou seja, o momento de comprar o material. A participação da criança na escolha e na compra dos seus objetos a faz se sentir envolvida no contexto escolar.

Envolva a criança nos preparativos para a ida à escola
Créditos: Material-escolar-Bruno Germany/Pixabay
Envolva a criança nos preparativos para a ida à escola

Na data anterior ao primeiro dia de aula, convide seu filho para ajudar nos preparativos, como pegar a mochila, colocar os materiais dentro dela, escolher a roupa e o sapato que deseja usar etc. Esse momento de organização é bastante propício para encorajar e fortalecer o pequeno psicologicamente, de forma que seu primeiro dia de aula seja prazeroso, leve e divertido.

Vale ressaltar que permanecer com esses preparativos diariamente ajuda a criança a ter senso de responsabilidade pelos seus pertences escolares e gosto pelo estudo.

Crie uma rotina

O processo de adaptação na escola também é adquirido por meio de ações de disciplina. Toda criança precisa de rotina, para que crie e mantenha hábitos em seu cotidiano.

Durante toda a semana, é importante que ela entenda que deve cumprir horários e realizar pequenas atividades. Entre elas, o horário das refeições, de se preparar para se deitar (fazer asseio, escovar os dentes, vestir a camisola / o pijama etc.), a hora de acordar, de assistir a televisão, o descanso após o almoço, o momento de fazer as tarefas da escola, entre outras responsabilidades compatíveis com sua faixa etária.

Converse bastante com a criança

Os primeiros dias de aula são os mais impactantes para os pequenos, pois eles vão ficar grande parte do período com pessoas que não conhecem e distantes dos seus familiares. É fundamental que os pais fortaleçam a informação de que logo a criança vai conhecer melhor as pessoas do ambiente escolar e tudo vai ficar bem divertido.

Nossa sociedade é majoritariamente direcionada aos adultos e não costuma ouvir crianças e adolescentes
Créditos: August de Richelieu/Pexels
Nossa sociedade é majoritariamente direcionada aos adultos e não costuma ouvir crianças e adolescentes

Ter um diálogo aberto com as crianças que estão passando pelo período de adaptação é extremamente necessário para mensurar como elas estão se sentindo no contexto escolar. É interessante deixá-las bem à vontade durante esse diálogo, para que tenham a liberdade de expor as suas inquietações e o que porventura estiver impedindo que elas não estejam tão dispostas a participar das aulas, caso isso ocorra.

Nessa hora, é importante tranquilizar a criança e demonstrar que a escola pode oferecer muitas coisas boas, além de reforçar o quanto ela pode ter grandes experiências durante os momentos na escola. Conte historinhas para tranquilizá-la, fale das suas primeiras idas à escola e demonstre empatia. Fale sobre como é bom conviver com os professores, com os amiguinhos e aprender coisas novas todos os dias.

Reforce os pontos positivos de frequentar a escola

Algumas crianças, principalmente as da Educação Infantil, não conseguem compreender o real valor de frequentar a escola para adquirir conhecimento. Por esse motivo, é importante encontrar uma forma de demonstrar a ela que ir para a escola todos os dias é muito bom.

Para que a criança entenda que o ambiente escolar oferece coisas boas, fale sobre as atividades que ela vai realizar durante as aulas, na hora da recreação e em outros momentos em que estiver na escola. Vale comentar que na escola ela pode fazer muitas pinturas, manusear massinha de modelar, cantar, brincar com os coleguinhas, fazer amigos, conversar, aprender coisas novas, entre outros.

Incentive a criança a falar como foi o seu dia na escola

O início do ano escolar requer dos pais muita atenção sobre como está sendo a adaptação e a participação da criança no colégio. Tais informações podem ser coletadas ao se demonstrar interesse pelo que a criança faz durante o seu dia no ambiente escolar.

É habitual os pais fazerem aquela pergunta básica geral aos seus filhos, quando voltam da aula: “Como foi seu dia na escola?”, mas ao fazer questionamentos mais específicos, a resposta, normalmente, abrirá espaço para uma conversa sobre a adaptação. Faça perguntas, como:

  • O que você mais gostou de fazer na escola hoje?
  • O que você aprendeu hoje?
  • O que você fez na escola?
  • Como foi na hora do intervalo? Brincou com os colegas? Conversou?
  • Quem é o amiguinho com quem você mais conversa?
  • Você está gostando da sua escola?

Veja de que forma se despedir da criança na escola

Criança na fase escolar requer dos responsáveis muita compreensão e paciência
Créditos: Barbara Olsen/Pexels
Criança na fase escolar requer dos responsáveis muita compreensão e paciência

Algumas escolas já estão adotando o sistema de evitar a despedida dos pais de seus filhos na escola. Entende-se que dar um abraço e um beijo antes de deixá-la gera envolvimento, aconchego, carinho e, às vezes, faz a criança se sentir sensível em ficar com pessoas que ela ainda não está adaptada.

Despedir-se dessa forma pode ser doloroso, tanto para as crianças quanto para os pais, pois, na verdade, em alguns casos, nenhum dos dois gostaria de se separar naquele momento. Sendo assim, o método considerado menos angustiante é apenas entregar a criança para o professor e explicar que retornará para buscá-la.

Como percebemos, é possível tornar a adaptação escolar menos dolorosa e isenta de traumas para as crianças. Os pais são as maiores referências para os filhos. Por essa razão, o apoio que vem deles nos dias de ida à escola e durante toda a semana é fundamental para que eles adquiram confiança e perseverança em seu processo adaptativo.

Quer saber mais sobre a educação das crianças? Acesse o blog Novos Alunos!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.