Últimas notícias:

Loading...

Entenda a importância da música para o aprendizado na Educação Infantil

Durante a primeira infância, a musicalização gera benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional

Por: Oferecimento SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

A música é uma grande aliada para estimular o aprendizado, a concentração, a criatividade e a comunicação durante o desenvolvimento da criança. Na Educação Infantil, a musicalização é considerada como um elemento enriquecedor em diversos setores da vida.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como a música colabora para a formação plena do indivíduo, auxiliando os pais no processo de ajudar os pequenos a alcançarem os seus objetivos com mais facilidade.

Música: Durante a primeira infância, a musicalização gera benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional
Crédito: Rodnae Productions/PexelsMúsica: Durante a primeira infância, a musicalização gera benefícios que vão além do bem-estar físico, mental e emocional

Porém, como utilizar as músicas para auxiliar no desempenho educacional? Acompanhe a leitura e descubra!

O que é musicalização na Educação Infantil?

Nada mais é do que o processo de sensibilizar as crianças a perceberem os sons e apreciá-los, expandindo o seu conhecimento musical de forma intuitiva. Podendo ser definida como um conjunto de momentos que desenvolvem a musicalidade na primeira infância, a musicalização visa ampliar a vivência musical por meio de algumas práticas no dia a dia.

Para contribuir com a educação musical da criança, é importante estimular a descoberta de sons, ritmos, melodias, harmonia e movimentos. Ao experimentar a riqueza de atividades musicais, os pequenos se tornam mais sensíveis e receptivos ao universo musical. Porém, como ajudar a criança a garantir todos os benefícios proporcionados pela música? Confira as principais dicas a seguir.

Quais são os 5 principais passos para promover a musicalização na primeira infância?

Muitas mães começam a conversar e a cantar músicas durante a gestação, acreditando que os seus bebês ouvem, e elas estão corretas: a audição é o sentido mais aguçado dos pequenos, e envolver a música em seu desenvolvimento não apenas auxilia no sono e na comunicação, mas também no fortalecimento de laços afetivos, no humor e no universo dos símbolos e da linguagem.

Reunimos as melhores práticas que ajudam a estimular a vivência do mundo musical na rotina da criança. Siga conosco e confira!

Ouça músicas durante a gravidez

Muitas mães começam a conversar e a cantar músicas durante a gestação
Crédito: Getty Images/iStockphotoMuitas mães começam a conversar e a cantar músicas durante a gestação

Se você gosta de ouvir músicas, as chances de o seu pequeno gostar também aumentam ainda mais. Ao fazer isso durante a gestação, você estimula a audição do bebê e contribui para o desenvolvimento da musicalização desde cedo.

Estimule atividades sonoras desde a primeira infância do bebê

Após o nascimento do pequeno, que tal adicionar atividades com som na rotina? Vale brincar com objetos sonoros e animais de estimação, tocar um instrumento, cantar para ele, ligar o som ou até mostrar animações musicais para bebês na televisão.

Aposte em aulas de musicalização

Ao completar 6 meses de idade, os bebês já podem participar de aulas de música, sabia? Quanto mais cedo eles entrarem em contato com instrumentos musicais, maior será a facilidade para aprimorar as habilidades necessárias para tocá-los. Lembre-se: estudar e brincar são atividades que devem andar sempre de mãos dadas para favorecer o desenvolvimento emocional e mental dos pequenos.

Invista em brincadeiras com cantigas de rodas

Sons tranquilos e músicas calmas, em baixo volume, podem acalmar e embalar o sono do bebê
Crédito: Banco de Imagens | iStock @Prostock-StudioSons tranquilos e músicas calmas, em baixo volume, podem acalmar e embalar o sono do bebê

Que tal estimular o aprendizado fora da sala de aula? Apesar de as cantigas de rodas já não serem mais tão comuns no dia a dia das crianças, é válido investir nessas brincadeiras e cantar as músicas que você já conhece: além de estreitar os laços familiares, essa é uma ótima opção para despertar o interesse por atividades que envolvem música.

Apresente diferentes instrumentos para saber por quais a criança tem interesse

Algumas crianças não demonstram tão cedo os seus interesses por música devido à falta de interação musical no meio em que vivem. Por isso, é recomendável mostrar instrumentos de diversos tipos, como flauta, teclado e violão, para estimular a musicalização na vida do pequeno.

Quais são os benefícios da música no aprendizado infantil?

De acordo com diversas pesquisas, as crianças que crescem com o estímulo musical se desenvolvem de forma mais rápida: atividades musicais produzem transformações surpreendentes na estrutura cerebral, especialmente nos primeiros 6 anos de vida.

Quer saber mais sobre a educação das crianças? Acesse o blog Novos Alunos!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube. Você também pode assinar a newsletter para receber conteúdo por e-mail.

?>