Curso de idiomas: não deixe seu italiano acabar em pizza
Aulas on-line, cursos gratuitos, apostilas para baixar, e-books da USP e uma receita de Bruschetta pra quem ficou com fome
Seja pela história, pela culinária, pelos filmes ou pelas novelas, muitos já se interessaram em aprender italiano. Há outro fator importante: segundo a embaixada italiana no Brasil, aproximadamente 30 milhões de brasileiros, algo em torno de 15% da população, são descendentes de imigrantes da Itália.
Para aqueles que começaram e desistiram e para quem quer dar os primeiros passos no idioma italiano, separamos conteúdo gratuito para não deixar os estudos terminarem em pizza (no mau sentido, claro). Acompanhe!
Material didático com mais de 1.700 páginas, os e-books da USP “Dire, Fare, Partire!” e “Dire, Fare, Arrivare!” são gratuitos para baixar. Há exercícios, estudos da língua e da cultura, informações sobre a geografia da Itália e resolução de dificuldades linguísticas e culturais típicas enfrentadas pelos estudantes.
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
A professora Paola Baccin, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com a colaboração de Sandra Gazzoni, doutora em Língua e Literatura Italiana pela FFLCH, assinam os livros.
O site “Só Italiano” reúne gramática, listas de palavras, jogos e muito mais. Os temas são bem organizados e de fácil acesso. O conteúdo vai contribuir com os seus estudos.
O Curso de Italiano Online, oferecido pela plataforma Kultivi, ensina o básico para a comunicação no idioma, com aulas práticas e exemplos de uso no dia a dia. Ideal para quem quer colocar em prática o projeto de falar uma segunda língua.
Na conclusão, o estudante ainda recebe um certificado emitido pela instituição. Além da língua italiana, há programas de aprendizagem de inglês, espanhol, francês, coreano e libras.
O canal “Vou Aprender Italiano” é dedicado a ajudar brasileiros que querem conhecer o idioma. Além do YouTube, há um site com conteúdos gratuitos, como podcast e artigos com áudio e texto em italiano e tradução. Assista a um dos vídeos:
Para quem já avançou nos estudos, vale dar uma olhadinha no canal “Italiano Automatico”. As videoaulas são bem didáticas. Veja:
Além do idioma, quem quer conhecer melhor a cultura e o dia a dia na Itália, o canal Italica reúne conteúdos divertidos, com músicas, visitas a cidades históricas e entrevistas.
Italiano: Ok. E a bruschetta?
Servida como entrada ou para um lanche delicioso, a bruschetta é receita italiana bem fácil de fazer e fica pronta em 10 minutinhos. Quer tentar? Clique aqui!