Conheça 6 características que fazem parte das novas escolas
Descubra o que as escolas inovadoras têm em comum
000Um dos pilares de uma sociedade é a educação, concorda? Para acompanhar as necessidades das novas gerações e as mudanças sociais, esse setor também está em constante transformação e evolução. Um exemplo disso, são as instituições de ensino modernas que têm buscado ferramentas para melhorar a qualidade da experiência do estudante com a escola. Com isso, despertado o interesse dos jovens em aprender e oferecendo uma formação mais ampla, de modo que os alunos possam desenvolver diferentes habilidades. No artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) é analisado sobre os seis itens que se fazem presentes nessas novas escolas. Confira abaixo:
1) Protagonismo do aluno
As novas escolas procuram formar alunos, de modo que eles sejam cidadãos mais conscientes. Preparados para lidar com situações adversas e antenados com o que acontece, não só em sua comunidade, mas no mundo.
Para isso, nas novas escolas o aluno é colocado como protagonista do processo de aprendizagem e a troca de conhecimentos é uma via de mão dupla. Com isso, o professor passa a ser um facilitador, que identifica o que os estudantes querem aprender, em que precisam se aprimorar. Bem diferente da educação tradicional onde o professor é o único detentor de todo conhecimento e o aluno apenas um mero receptáculo de toda informação.
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Udemy: 10 cursos de tecnologia que você pode fazer de graça
- Fui mal no Enem, e agora? 5 dicas para começar a se preparar para 2025
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
Em algumas instituições a primeira semana de cada trimestre é usada para montar o currículo escolar com a participação do alunos. Para os pequenos são oferecidas algumas opções e eles escolhem o que querem aprender. Já os adolescentes podem sugerir o que gostariam de estudar nos próximos meses. Para saber mais sobre o tema confira este infográfico aqui.
2) Ensino bilíngue
Mais do que ensinar um idioma só por ensinar, as novas escolas têm oferecido, cada vez mais cedo, um ensino bilíngue, principalmente em inglês, língua mais usada para se comunicar no mundo todo.
Dessa forma não é ensinado apenas o inglês de forma separada, ele se faz presente em outras matérias. Por exemplo, é ensinado matemática em inglês. Em algumas escolas mais avançadas 80% da carga horária do ensino infantil é dedicada ao aprendizado em inglês. No Ensino Fundamental essa taxa cai para 50% e no Ensino Médio para 40%. Além disso, conteúdos extracurriculares como músicas e artes também são oferecidos no idioma, de modo a proporcionar uma verdadeira imersão e facilitar o aprendizado tanto do idioma como de sua cultura.
3) Matérias inovadoras
Disciplinas inovadoras que estão voltadas para o futuro, já fazem parte do dia a dia das novas escolas. Para os pequenos já é feito o uso de aplicativos educacionais, atividades de raciocínio lógico e experimentações artísticas. Para os adolescentes matérias como robótica, empreendedorismo e sustentabilidade são parte do currículo.