Dia da Matemática: confira 5 mitos sobre a disciplina
Data homenageia Malba Tahan, pseudônimo do notório matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César Mello e Souza
Nesta sexta-feira, 6, é celebrado o Dia Nacional da Matemática. Criada em 2013, a data homenageia o matemático brasileiro Julio Cesar de Melo Souza –conhecido como Malba Tahan– que nasceu no dia da celebração e publicou 120 livros, sendo 51 deles dedicados à Matemática.
Entre suas obras, a mais famosa é “O Homem que Calculava”, uma mistura de contos árabes e matemática e foi traduzida para vários idiomas.
A matemática, além de ser essencial no dia a dia, costuma ser uma das matérias mais cobradas na prova do Enem, vestibulares e concursos públicos, independentemente do curso universitário ou carreira almejados.
Para o professor Ferretto, influenciador digital com foco em matemática e criador da plataforma de estudos Professor Ferretto, “embora envolva fórmulas e cálculos, é um grande erro achar que essa disciplina pode ser estudada e absorvida em forma de ‘decoreba'”.
Segundo o professor, é natural que para alguns alunos o aprendizado seja mais difícil, e outros tenha mais facilidade. Mas ter menos afinidade não significa que aquele aluno não será capaz de aprender. “Ter uma boa relação com a matemática faz o estudante deixar de ter medo da matéria. Nunca é tarde para aprender”, avalia.
Pedimos para o professor Ferretto listar alguns mitos sobre a matemática. Confira abaixo:
1 – É possível aprender Matemática apenas utilizando calculadora?
MITO – A Matemática envolve o raciocínio lógico, e muitas contas não são possíveis aprender usando uma calculadora. “É fundamental exercitar o cérebro para entender o cálculo que está sendo feito. Muitas vezes a calculadora não é necessária, e é utilizada apenas em casos que demandam agilidade”, avalia.
2 – Para aprender a matemática, é preciso saber somente as quatro operações?
MITO – As quatro operações -adição, subtração, divisão e multiplicação- representam o mais básico da disciplina. “No decorrer dos estudos, o aluno precisa evoluir e aprender até o nível avançado para conseguir, por exemplo, prestar uma prova e ter resultados positivos”, exemplifica o professor.
3 – Só se aprende matemática ‘decorando’ fórmulas?
MITO – Para chegar ao resultado de uma conta, é necessário praticar exercícios, pois decorar uma fórmula não faz ninguém aprender. “É necessário compreender quais foram os erros e acertos, durante todo o processo da conta, desde o início até chegar ao resultado final”, esclarece Ferretto.
4 – É possível passar no vestibular sem resolver cálculos da matemática?
MITO – A disciplina é importante tanto para exatas como para humanas, quando se presta a prova do Enem ou o vestibular. “Isso porque é necessário que seja cumprida toda a parte de conhecimentos gerais, e a Matemática está inserida”, diz.
5 – As pessoas orientais são as ‘melhores’ em matemática?
MITO – A afinidade maior ou menor nada tem a ver com a ascendência do aluno. “O que acontece é que cada país tem sua forma de ensinar. No Japão e na China, por exemplo, a forma diferenciada de educar contribui bastante para o aprendizado do aluno. Mas isso não quer dizer que os orientais serão sempre os “melhores”. Compreender e evoluir nos conhecimentos da disciplina depende do esforço e da dedicação constante de cada estudante, seja de onde ele for”, finaliza o professor.