Últimas notícias:

Loading...

Confira dicas de como desenvolver o potencial das crianças

Encorajar e nutrir talentos é fundamental para o amadurecimento das crianças

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

O desenvolvimento do potencial das crianças é uma preocupação comum de pais e responsáveis. Trabalhar a mente e o corpo, aprender a interagir socialmente e ter boas referências e exemplos são essenciais na infância.

Para indicar o caminho dos estímulos corretos, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), separou dicas para colocar essa tarefa em prática. Acompanhe!

1. Preste atenção ao potencial do seu filho

Confira dicas de como desenvolver o potencial do seu filho
Crédito: Kampus/PexelsConfira dicas de como desenvolver o potencial do seu filho

É possível observar o potencial do seu filho a partir dos primeiros anos de idade. Algumas crianças têm a habilidade de conversar, cantar, desenhar, imaginar, construir, inventar, convencer, entre outros. Nesse caso, os pais precisam observar com atenção os passos do pequeno e tomar nota dessas habilidades.

Desse modo, ao perceber os sinais de potencial do seu filho desde cedo, é possível encorajá-lo a nutrir seus talentos e se tornar um adulto com habilidades além do comum em determinada área, seja nos esportes, na dança, na música, nas ciências, na tecnologia etc.. Contudo, faça com que esse processo seja natural e não force a criança. Apenas dê a oportunidade de ela conhecer diferentes atividades.

2. Trabalhe a cognição

O bom desenvolvimento infantil envolve o trabalho de habilidades mentais e motoras. Dessa forma, a criança consegue reconhecer suas capacidades, emoções, sentimentos, e também seus limites. Para isso, uma ótima alternativa são as brincadeiras. Opte por atividades que sejam adequadas para cada faixa etária, para que seja possível seu filho aproveitá-las da melhor forma e sem que fique entediado.

Encorajar e nutrir talentos é fundamental é fundamental para o amadurecimento das crianças
Crédito: PixaBayEncorajar e nutrir talentos é fundamental é fundamental para o amadurecimento das crianças

As brincadeiras permitem que a criança explore o seu potencial, ao mesmo tempo em que aprende a lidar com o mundo ao seu redor. Com isso, é possível interpretar como as coisas funcionam e como se comportar diante da sociedade.

3. Exercite a capacidade motora

A capacidade motora, assim como a mental, é fundamental no desenvolvimento do potencial do seu filho; por isso, é preciso ter foco nessa habilidade. Afinal, os movimentos que fazemos dependem da nossa coordenação motora, seja para andarmos, nos alimentarmos, brincarmos etc.

Nesse contexto, os brinquedos de encaixar, colorir, montar, entre outros, são ótimos recursos para que o pequeno domine aos poucos o controle sobre o próprio corpo.

Conheça os tipos de pensamento e veja como desenvolvê-los O desenvolvimento dos diferentes tipos de pensar em crianças deve ser uma prioridade
O desenvolvimento dos diferentes tipos de pensar em crianças deve ser uma prioridade

Além disso, dependendo da idade, a prática de esportes e atividades físicas, como dança e teatro, podem ser estimuladas para o desenvolvimento motor da criança. Isso porque são alternativas que permitem explorar o físico, mantêm a saúde do organismo e evitam o sedentarismo.

4. Descubra os interesses da criança

Quando a criança faz bastante atividade e, principalmente, se diverte com elas, tende a se interessar mais por algumas específicas. Sendo assim, os pais precisam prestar muita atenção em quais são os reais interesses de seu filho, ajudando-os no processo de identificação de seu potencial.

Esse estímulo é muito importante porque, muitas vezes, a criança tem certo receio e falta de confiança em investir no que gosta. No geral, a causa é o medo de não conseguir, de dar errado ou de não acompanhar o ritmo de aprendizado dos colegas. Nesse caso, o papel dos pais é contribuir para o pequeno descobrir sua paixão.

Quer mais dicas para incentivar o potencial dos seus filhos? Acesse o blog Novos Alunos e conheça mais cinco!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.