‘Domingo na Yayá’: apresentações musicais gratuitas acontecem na USP
Nos domingos de abril, sempre às 11h, a Casa de Dona Yayá, Centro de Preservação Cultural da USP, abre as portas para o público e oferece uma programação Catraca Livre que promove entretenimento e fruição de patrimônio cultural ao mesmo tempo.
As apresentações são fruto de parcerias que o Centro de Preservação Cultural-USP mantém com o Laboratório de Música de Câmara da ECA-USP e com o CoralUSP, mostrando, por meio de seus grupos musicais e projetos, um pouco do trabalho realizado por essas unidades dentro e fora da Universidade.
Confira abaixo a programação completa:
- Entre Terreiros e Quintais: o samba toma conta do Sesc Santo André em novembro
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Sampaienne: Artistas brasileiras e francesas se unem em projeto que transcende fronteiras musicais
- Programação cultural de outubro tem música, exposição e teatro em Diadema
06/04 – Duo Kyoumei
O duo de música japonesa Kyoumei, composto por Denise Hiromi Aoki (voz e koto) e Kooityiro Kawazoe (shamisen), foi fundado em 2011 e tem orientação técnica e artística de Tamie Kitahara. Sua proposta consiste em pesquisar a música tradicional japonesa, divulgando-a através de apresentações para preservar a cultura nipônica. O duo começou suas atividades com pequenas apresentações pela USP, por meio do Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música. No início do ano passado, os membros do grupo viajaram para o Japão, buscando aperfeiçoamento técnico com renomados professores.
O Conjunto é formado por alunos da graduação, pós-graduação, extensão e professores do Departamento de Música da ECA-USP. Em seu 12° ano de atividade, o grupo tem se alinhado com intérpretes nacionais e internacionais que compartilham da proposta de unir teoria e prática musical. Os instrumentos utilizados são cópias dos instrumentos usados na época em que as músicas apresentadas foram compostas (séc XVII-XVIII). O programa é dedicado a Vivaldi.
Sob a regência de Marcia Hentschel, o projeto “CANTA, CANTA MAIS” apresenta um repertório eclético, visitando diferentes estilos de música coral. Além da peça de Tom Jobim (que dá nome ao programa), o grupo apresenta arranjos da música popular brasileira, peças da Renascença, negro spirituals e vocal pop.