Encceja 2018: inscrições estão abertas e seguem até 27 de abril
As inscrições para o Encceja Nacional (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já estão abertas e seguem até o dia 27 de abril. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as provas acontecem em 5 de agosto.
O exame dá certificação de conclusão do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não puderam se formar no tempo regular.
Para se inscrever, clique aqui.
- Cursos técnicos gratuitos: IFRJ abre mais de 1.800 vagas
- IFPR abre 7 mil vagas em cursos gratuitos; saiba mais
- Curso gratuito prepara alunos para as provas do Encceja 2024
- Últimos dias: Inscrições para o Enem 2024 terminam sexta-feira
A novidade nesta edição é que o candidato terá de justificar ausência. No ano passado, 1,5 milhão de pessoas no Brasil e no exterior se inscreveram no Encceja, mas a taxa de ausência foi de 60%.
O Encceja continuará sendo gratuito, mas o participante que não comparecer à aplicação das provas e não justificar sua ausência deverá ressarcir ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o custo gasto com ele, acrescido da correção do IPCA, caso queira fazer o exame novamente. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato na edição passada.
Confira o calendário:
O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto. Já o Encceja Exterior em 16 de setembro.
Os exames direcionados a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro de 2018. O Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, e o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19 de setembro.
A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.
- Leia também: