Enem 2019: dicas para fazer uma redação nota mil
Confira algumas dicas da professora para garantir a famosa pontuação nota mil na prova
Nos dias 3 e 10 de novembro, mais de cinco milhões de estudantes farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. O exame é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação de até 30 linhas.
Apesar dos assuntos das provas serem amplamente estudados e trabalhados durante o ano, o tema da redação é sempre uma surpresa, o que pode causar insegurança nos alunos.
Para a professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Marista Santa Maria, Denise Vieira da Maia, planejar previamente a construção do texto é uma maneira de começar bem o teste. “Antes de iniciar a escrita, faça um levantamento de dados sobre os quais você tem conhecimento em relação ao tema”, recomenda.
- 3 lugares diferentes e perfeitos para curtir o verão no Brasil
- 3 sinais que podem indicar o câncer de pâncreas
- Diabetes pode dar sinais na boca: veja quais são e como identificar
- Pesquisa destaca 8 hábitos que ajudam a diminuir o risco de câncer
O segredo, ela pontua, está na preparação.“Um projeto de texto facilita o processo da escrita e garante que a redação estará alinhada à tese e, posteriormente, com as possíveis propostas de intervenção. Não deixe, portanto, de realizar esse procedimento antes de começar a escrever”, reitera.
Confira algumas dicas da professora para garantir a famosa pontuação nota mil na prova:
- Argumentação é tudo
Usar argumentos de autoridade qualifica o texto, por isso é recomendado anotar pensamentos de filósofos, sociólogos, antropólogos, durante as aulas. Isso facilita na hora de utilizá-los de forma adequada na redação. No entanto, cuidado para não se apoiar em opiniões alheias. Esse tipo de mecanismo, ao ser utilizado, deve ser agregado ao argumento de sua autoria para reforçá-lo.
- Intervenção
A proposta de intervenção deve apresentar cinco elementos obrigatórios: agente (quem realiza a ação), qual ação deve ser colocada em prática, modo/meio de execução, detalhamento e finalidade. A proposta deve respeitar os direitos humanos, o que pede uma reflexão crítica e atual da questão. Uma dica importante é que o termo ‘conscientizar’ nada agrega ao texto, portanto, deve ser evitado. Termos como: promover, proporcionar, propiciar, oferecer, fomentar e viabilizar são pontuais e proporcionam clareza à ação apresentada.
- Use exemplos
Lembre-se de que um parágrafo argumentativo nada mais é do que um microtexto, ou seja, é composto por uma ideia núcleo, que deve ser devidamente fundamentada por meio de exemplos (de domínio público) e justificativas. Estar bem informado conta muito nessa hora e mostra riqueza de repertório. Finalizada essa etapa, faça uma análise para marcar autoria e reportar à tese ratificando-a.