Enem 2022: veja 5 possíveis temas de redação
As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.
Todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um grande mistério. Os alunos só ficam sabendo qual a temática a ser abordada no primeiro dia de provas, quando já estão com ela em mãos.
Isso porque essa parte da prova, que equivale a 1.000 pontos, pode ser o diferencial para conseguir ingressar numa faculdade por meio da nota do Enem.
A professora de redação do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante, em Campinas (SP), Vanessa Bottasso, elencou cinco possíveis temas para o do Enem 2022.
Segundo a docente, os assuntos sempre são atuais e os estudantes devem estar cientes de suas conjunturas para não serem pegos despreparados, caso um deles seja o escolhido.
Nos últimas anos foram abordados os seguintes temas:
- Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
- Enem 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
- Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
- Enem 2018: Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet.
Inscrição e provas do Enem 2022
As inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira, 10. Os interessados em participar da prova devem se inscrever até as 23h59do dia 21 de maio, através da Página do Participante.
As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. A taxa para quem não conseguiu isenção é de R$ 85 e deve ser paga até 27 de maio, por boleto, PIX e cartão de crédito.
O Enem é atualmente a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois sua nota é utilizada para os programas federais Sisu, ProUni e FIES, além de ser considerada por diversas faculdades privadas e até instituições de Portugal.
5 possíveis temas de redação para o Enem 2022
1 – Direitos da infância
Em decorrência da degradação da condição socioeconômica populacional e também dos impactos da pandemia, a proteção aos direitos das crianças ganha centralidade no debate público.
2 – Valorização do trabalho docente
Baixos salários, cortes de planos de carreira, hipervigilância e responsabilização individual, desvalorização da qualificação profissional, precariedade na estrutura escolar e conflitos no ambiente escolar. Esses são alguns dos antigos problemas que se intensificaram na pandemia e tornam ainda mais evidente essa questão social.
3 – Juventude, trabalho e projeto de vida
A reforma do ensino médio e a nova realidade socioeconômica do país colocam em xeque as escolhas dos estudantes do ensino médio em relação à sua preparação para a atuação no meio social e, por isso, esse tema tem ganhado destaque no debate público.
4 – Percepção sobre bem-estar e felicidade
Pesquisas recentes têm demonstrado uma importante queda na percepção dos brasileiros em relação ao bem-estar do País e à felicidade futura, apontando para um período de maior pessimismo que pode afetar as ações de retomada do desenvolvimento do Brasil.
5 – Insegurança alimentar
O aumento dos preços de alimentos que constituem a cesta básica, o desemprego em alta e a desvalorização do poder de consumo têm contribuído para o retorno da fome como um problema social cotidiano em todo o Brasil.