Entenda o conceito de escola 2.0 e como ele funciona na prática
Uma das principais características da educação de ponta é a forma como ela incorpora e traduz as novas tecnologias na prática do aprendizado. Também chamada de escola 2.0, essa é uma nova maneira de pensar o ensino, o processo pedagógico e as formas de acompanhar a transformação tecnológica pelas quais a sociedade, o mercado e o conhecimento estão passando.
O blog Novos Alunos, do grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica o que é a escola 2.0. Basicamente, ela diz respeito a um novo ambiente educacional, em que a tecnologia e a inovação não ficam da porta da sala de aula para fora. Na verdade, elas são mescladas ao processo pedagógico.
Na prática, a escola 2.0 é aquela que responde às inovações do mercado tecnológico. Tendo em vista que essas transformações passam a ser incorporadas nos mais variados âmbitos da vida do aluno, a escola também as agrega em sala de aula, no planejamento pedagógico, na elaboração de avaliações, entre outros aspectos.
Em sala de aula, gadgets como tablets, laptops e até mesmo smartphones passam a ser auxiliares do processo de aprendizado no mundo digital. Os professores passam a considerar a multiplicidade de fontes de pesquisa e troca de informações às quais os alunos têm acesso. Ou seja, a escola “do futuro” funciona de forma mais dinâmica e receptiva em relação às novas tecnologias.
Confira o artigo completo no site Novos Alunos.
- Leia também: