Últimas notícias:

Loading...

Transição do ensino fundamental para o médio marca a vida escolar

Por: Redação

De acordo com educadores e especialistas no assunto, a mudança do ensino fundamental para o ensino médio é a mais marcante e profunda das três transições escolares pelas quais um estudante passa ao longo de sua vida escolar. O portal Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), abordou o tema.

O aumento da carga horária e do número de disciplinas e professores, além do início da pressão acerca do vestibular e das escolhas profissionais futuras, somadas às inquietudes e descobertas profundas típicas da adolescência, podem gerar sentimentos bastante intensos.

iStock/DMEPhotography
Crédito: Getty Images/iStockphotoPressão, novas descobertas e início da vida adulta marcam a vida dos jovens

A conclusão da nona série marca o encerramento de um ciclo bastante importante: o da educação básica. Assim, a entrada no ensino médio representa para os jovens um mundo novo, onde maiores compromissos e responsabilidades passam a fazer parte da vida cotidiana.

Embora para muitos adolescentes essa seja uma transição vista como uma conquista, onde ele terá mais liberdade e autonomia para ser quem é, para outros ela representa a perda de amizades, rupturas de rotina e uma exagerada pressão.

Tudo isso em paralelo ao início da transição entre adolescência e vida adulta. Afinal, é nesse momento em que se experimentam mudanças corporais bastante intensas, o aprofundamento das relações afetivo-amorosas, além da descoberta da sexualidade.

Leia o artigo na íntegra no blog Novos Alunos.

Compartilhe:

Tags: #Vestibular