ESCAS-IPÊ abre processo seletivo para 17 bolsas de estudo integrais

O auxílio contemplará estudantes da Turma Nazaré Paulista 2025 e é fruto da parceria da instituição com a WWF e a Fundação Sol de Janeiro

15/05/2025 08:33

A Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) abriu inscrições para processo seletivo do mestrado profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável – Turma Nazaré Paulista da ESCAS. As inscrições seguem abertas até 30 de junho. No total, serão 17 bolsas.

Para esta turma, serão oferecidas quatro bolsas do World Wildlife Fund (WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN) e 13 da Fundação Sol de Janeiro. 

O auxílio contemplará estudantes da Turma Nazaré Paulista 2025 e é fruto da parceria da instituição com a WWF e a Fundação Sol de Janeiro
O auxílio contemplará estudantes da Turma Nazaré Paulista 2025 e é fruto da parceria da instituição com a WWF e a Fundação Sol de Janeiro - GettyTim82/iStock

As bolsas contemplarão o período total de dois anos (24 meses), tempo de duração do programa de mestrado, e serão ofertados nas modalidades integral e parcial, conforme as especificidades abaixo: 

Como se candidatar às bolsas de estudo ofertadas pelo IPÊ

Bolsas WWF – Russel Train/Education for Nature Program 

Para concorrer às bolsas integrais (cobrindo 100% da mensalidade) ou parciais (69% de desconto na mensalidade) da WWF, serão priorizados candidatos atuantes na Amazônia e, também, aqueles que atuarão em um ou mais temas identificados como prioritários para a instituição: conservação de ecossistemas, justiça socioambiental, envolvimento da sociedade em estilos de vida sustentáveis e economia verde. 

Além de atender aos pré-requisitos listados detalhadamente no link Edital Nazaré Paulista 2025, o candidato precisa indicar em sua Carta de Intenções para qual das bolsas ofertadas (integral ou parcial) pretende concorrer.  

Bolsas Fundação Sol de Janeiro 

Já os interessados em concorrer às bolsas da parceria com a Fundação Sol de Janeiro deverão escolher uma entre as seguintes categorias: Acadêmica (integral e parcial), Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) da Amazônia (integral) e Socioeconômica (integral e parcial). 

É importante que os concorrentes à bolsa se atentem aos pré-requisitos específicos de cada uma das categorias listados no link Aditivo e indicar a qual categoria deseja concorrer em sua Carta de Intenções. 

As inscrições deverão ser realizadas pelo formulário correspondente ao perfil da bolsa pleiteada. A documentação solicitada deve ser enviada em formato PDF para o e-mail: [email protected].   

Processo seletivo 

O processo seletivo para o programa de Mestrado ESCAS é composto por três etapas: 1. análise de documentos, incluindo CV, carta de intenção, carta de recomendação e ensaio; 2. Redação; 3. Avaliação oral por comitê de professores.

Os resultados serão divulgados em 31 de julho e as inscrições devem ser feitas por meio do site da ESCAS.   

Com o objetivo de formar profissionais focados nas necessidades globais em conservação e sustentabilidade, o programa da ESCAS (nota 4 na CAPES – em uma escala que vai até 5) foca na união da teoria com a prática a fim de desenvolver o potencial dos alunos, incentivando-os a criar e a disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade e de desenvolvimento sustentável.  

O curso é direcionado aos profissionais de empresas privadas, governo e terceiro setor, e os temas são tratados de forma transversal. Devido a sua abordagem interdisciplinar, o Mestrado Profissional é acessível aos graduados em qualquer área de conhecimento.  

No corpo docente estão profissionais que são referência em suas áreas de atuação e presentes na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e na esfera governamental.