Escola do seu filho: quais critérios levar em conta na decisão?

Entenda por que o planejamento estratégico de uma escola é condição indispensável para a escolha

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro) | Comunicar erro

Para enfrentar as cobranças do presente, e do futuro, os estudantes precisam de uma grande instituição de ensino que ofereça a formação necessária. Diante disso, o planejamento estratégico de uma escola é condição indispensável para a escolha.

Mas, afinal, como definir uma grande instituição de ensino?

Estar alinhada às necessidades, novas linguagens e exigências, seja dos alunos, dos pais, ou do próprio mercado, são determinantes para estabelecer a qualidade da instituição.

Isso porque é por meio do planejamento, que descreve detalhadamente os objetivos e metas de uma instituição, onde a realidade da escola é refletida.

Crédito: Getty ImagesUma grande instituição de ensino é aquela que fornece aos alunos a formação necessária para eles alcançarem seus sonhos

A importância de um bom planejamento estratégico

Muitas vezes, o planejamento estratégico é algo que não está no campo de preocupação dos pais pois se apresenta nos “bastidores” do ensino. Quase não se trata disso em sala de aula e também não se cobra um assunto desses nas provas e vestibulares. Contudo, ele é justamente o alicerce no qual se assentam os bons (ou maus, no caso da sua ausência) resultados da instituição e, consequentemente, dos seus estudantes.

Atualização constante garante os melhores resultados? 

Quando os pais escolhem uma escola para matricular os filhos, esperam, sobretudo, uma instituição que garanta os melhores resultados de desempenho dos alunos. Por isso, o planejamento estratégico é fundamental para garantir que a instituição se mantenha atualizada e possa oferecer um curso relevante para os estudantes matriculados.

Adaptada às novas demandas educacionais, culturais e sociais, a escola se transforma ao longo do tempo, garantido,  por meio das mais modernas tecnologias, a atualização permanente do aluno. Sendo inovação uma palavra de ordem no âmbito educacional, os pais tem a garantia que seus filhos estão inseridos em um contexto de extrema relevância de aprendizado.

Ensino permanente de excelência

Com um planejamento bem definido, a escola é capaz de alcançar uma excelência cada vez maior e, assim, capaz de  oferecer todo seu repertório aos alunos. Em muitas instituições de ensino, o estudante ingressa bebê e sai um vestibulando, sem sobressaltos, sem interrupções.

Além disso, vale lembrar outro fator de grande relevância para escolha: o custo. Isso porque, a partir de um planejamento bem definido, com uma escola atualizada em termos tecnológicos e pedagógicos, os valores da mensalidade não passam por grandes variações.

Portanto, um bom planejamento é a base que permitirá aos pais um minucioso e real diagnóstico da instituição e, a partir disso, definir as metas que se quer atingir.

Quer saber mais sobre o assunto ? Confira a matéria completa no blog Novos Alunos. 

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.