‘A escola é um lugar de recuperação de sonhos’, diz psicóloga
A afirmação que dá título a este texto é da socióloga e psicóloga argentina Silvia Bleichmar (1944-2007). Em um texto publicado Toda Criança Aprender, são destacados alguns pontos de seu pensamento sobre o ensino infantil, reflexões urgentes para repensar a relação que a sociedade nutre com a educação e a concepção dos espaços de aprendizado.
Para ela, atribuir à escola uma função meramente utilitária, como de habilitar ao mercado de trabalho ou conseguir melhores condições financeiras, é contrária à lógica de dar sentido à vida, já que dessa forma, estaríamos ensinando as crianças a trabalhar para ter ainda mais trabalho.
O posicionamento da pesquisadora faz pensar em como a sociedade em geral e boa parte dos professores e das escolas entende o papel da educação. Mais do que constituir cidadãos pensantes e conscientes, habilitados para lidar com mundo, precisamos não perder de vista que é tão ou mais importante instrumentalizar os pequenos a lidar consigo mesmas.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- TOD: entenda como o Transtorno Opositivo Desafiador manifesta-se na escola
- TOD: entenda o que é o Transtorno Opositivo Desafiador que pode dar os primeiros sinais na escola
- Fundação Itaú lança escola online com 122 cursos gratuitos
Segundo ela, a escola é o espaço mais importante para as crianças fora da escola.
“Se a um ser humano dizemos que a única coisa que importa de tudo o que está fazendo agora é preparar-se para continuar vivendo, estamos falando a um escravo, e não a ser humano”, defende Silvia.
Clique aqui para ler a entrevista completa com a especialista no assunto.
Leia mais: