Escolas inglesas aderem ao código de vestimenta sem gênero

Com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero, escolas britânicas eliminaram o código de vestimenta que dividia tradicionalmente meninos e meninas. Em 80 instituições no Reino Unido, foi aderida uma nova política em que os uniformes dos alunos serão “livres de gênero”.

80 escolas britânicas aderiram à nova política
Créditos: Getty Images
80 escolas britânicas aderiram à nova política

Antes, as meninas deviam utilizar saias e meias-calças, enquanto os meninos calças e gravatas. Agora, os estudantes podem escolher a roupa com qual se identificam melhor: a opção de usar saia ou calça está aberta a qualquer um.

Segundo um porta-voz do DfE (sigla em inglês para o Departamento de Educação), a iniciativa não surgiu por parte do governo, mas foi imposta para estimular políticas públicas que visam transformar as escolas em ambientes mais inclusivos.

“O dinheiro que temos alocado hoje é especificamente direcionado ao combate do bullying homofóbico nas escolas, garantindo que as crianças não tenham suas vidas arruinadas por nenhum tipo de assédio moral e possam assim atingir seu pleno potencial”, afirmou em entrevista ao Mashable.

A ONG Educate and Celebrate, voltada aos direitos LGBT, apoiou essas mudanças nas instituições de ensino, colocando-as entre as “Best Practice Schools”, ou seja, que empregam as melhores práticas sociais.