Estude para o Enem consultando provas antigas; veja como baixar
Está se preparando para o Enem? As provas (que acontecem em 5 e 12 de novembro de 2017, dois domingos seguidos) exigem que o aluno tenha amplos conhecimentos em várias áreas do saber, além de grande capacidade de interpretação textual. E tudo isso demanda bons métodos de estudo.
A dica do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é estudar para o exame usando as provas anteriores. É possível conquistar ótimos resultados estudando a partir do que foi cobrado nas edições passadas, sabia?
As questões são relacionadas às mais diversas áreas do conhecimento. Logo, existe uma grande quantidade de assuntos que podem ser cobrados no exame. Entretanto, alguns tópicos são bastante recorrentes, marcando presença em quase todas as suas edições.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Em matemática e suas tecnologias, por exemplo, constantemente os candidatos se deparam com questões sobre porcentagem, funções, probabilidade e estatística. Já questões sobre matrizes são mais raras.
No caso de linguagens, códigos e suas tecnologias, o foco da prova não costuma ser em regras gramaticais ou ortografia, mas em interpretação de textos e variações linguísticas.
Ao fazer provas anteriores, o candidato tem a chance de comparar o que foi cobrado em uma ou outra edição, conseguindo, com isso, encontrar certos padrões nas questões. Assim fica mais fácil saber sobre quais assuntos vale a pena estudar mais a fundo e quais raramente aparecem no exame.
No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é possível consultar e baixar as edições de 1998 a 2016 das provas do Enem e também os respectivos gabaritos (a partir da aplicação em 2009).
Confira mais dicas aqui.
- Leia também: