5 técnicas imbatíveis de estudo para você passar no vestibular

Por: Redação | Comunicar erro

Com a aproximação das provas do Enem e dos vestibulares em todo o Brasil, milhões de estudantes se desesperam com a quantidade de conteúdos abordados nos exames. Porém, algumas técnicas de estudos podem te ajudar a organizar a rotina de estudos. Confira abaixo dicas práticas e eficientes para você arrasar nesta etapa tão importante:

1. Resolver provas anteriores

Cada instituição de ensino superior possui um grupo de profissionais responsável pela elaboração de suas provas de vestibular: a famosa banca. E a boa notícia é que as bancas não costumam mudar completamente de um ano para o outro, o que significa, na prática, que o tipo de questão, bem como a maneira de abordar determinados assuntos tendem a ser similares de vestibular para vestibular.

Por isso, obter provas anteriores das instituições que deseja prestar o exame é uma estratégia de estudo extremamente eficaz. Você perceberá o jeito daquela prova específica, aprendendo exatamente o que a banca mais costuma abordar. Para facilitar, a maioria das faculdades disponibiliza gratuitamente em seus sites as provas anteriores para download.

2. Montar um cronograma intercalado

Todas as provas de vestibular abordam disciplinas tanto da área de exatas como da área de humanas e biológicas, certo? Mas você sabia que o estudo de cada uma dessas áreas ativa um lado diferente do nosso cérebro? Disciplinas como matemática e física, por exemplo, exigem um esforço maior do hemisfério cerebral esquerdo, mais lógico e analítico. Por outro lado, matérias como história e literatura estão ligadas ao hemisfério direito, mais intuitivo e experimental.

Mas como usar essa informação para se dar bem no vestibular? É simples: basta montar um cronograma que intercale períodos de estudo de matérias pertencentes à área de exatas com outras da área de humanas. Dessa forma, o cérebro não se sobrecarrega com muitos estímulos direcionados somente a um setor. Além disso, o ideal é fazer um intervalo de pelo menos 15 minutos de descanso entre uma e outra disciplina estudada.

Clique aqui e confira todas as técnicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.