Estude para o Enem consultando provas antigas; veja como baixar

Por: Redação Comunicar erro

Está se preparando para o Enem? As provas (que acontecem em 5 e 12 de novembro de 2017, dois domingos seguidos) exigem que o aluno tenha amplos conhecimentos em várias áreas do saber, além de grande capacidade de interpretação textual. E tudo isso demanda bons métodos de estudo.

A dica do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), é estudar para o exame usando as provas anteriores. É possível conquistar ótimos resultados estudando a partir do que foi cobrado nas edições passadas, sabia?

Inep disponibiliza provas antigas do Enem

As questões são relacionadas às mais diversas áreas do conhecimento. Logo, existe uma grande quantidade de assuntos que podem ser cobrados no exame. Entretanto, alguns tópicos são bastante recorrentes, marcando presença em quase todas as suas edições.

Em matemática e suas tecnologias, por exemplo, constantemente os candidatos se deparam com questões sobre porcentagem, funções, probabilidade e estatística. Já questões sobre matrizes são mais raras.

No caso de linguagens, códigos e suas tecnologias, o foco da prova não costuma ser em regras gramaticais ou ortografia, mas em interpretação de textos e variações linguísticas.

Ao fazer provas anteriores, o candidato tem a chance de comparar o que foi cobrado em uma ou outra edição, conseguindo, com isso, encontrar certos padrões nas questões. Assim fica mais fácil saber sobre quais assuntos vale a pena estudar mais a fundo e quais raramente aparecem no exame.

No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é possível consultar e baixar as edições de 1998 a 2016 das provas do Enem e também os respectivos gabaritos (a partir da aplicação em 2009).

Confira mais dicas aqui.

  • Leia também:
1 / 8
1
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
2
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
3
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
4
03:24
1ª diretora trans de uma escola pública em São Paulo
Paula Beatriz de Souza é a 1ª diretora trans de uma escola pública em Sã Paulo. Ela superou preconceitos para …
5
28s
Maior Sarau do Mundo – Fernanda Miranda
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
6
49s
Maior Sarau do Mundo – Gabriela Rassy
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …
7
07s
Maior Sarau do Mundo – Anderson Meneses
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e …
8
29s
Maior Sarau do Mundo – Rafa Piccin
Participe você também do projeto do Catraca Livre que quer montar o maior sarau virtual do mundo. Clique aqui e participe: …