A importância de desenvolver a ética desde a infância

Comemorar pequenas demonstrações de ética do seu filho é um excelente reforço positivo para que ele continue desenvolvendo esse comportamento

01/12/2021 10:40 / Atualizado em 08/12/2021 17:19

Se você se lembrar das aulas de Filosofia, aprendemos na escola que a ética –do grego éthos— significa caráter e uma disposição individual para agir no mundo. Este é um conceito complexo e não é absoluto e imutável, mas que pode ser cultivado desde a infância.

O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), debate como direcionar os pequenos em relação a valores e princípios éticos. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da ética para crianças?

Ética para crianças: a importância da integridade na educação das crianças
Ética para crianças: a importância da integridade na educação das crianças - Cottonbro/Pexels

A infância tem uma enorme influência em quem seremos quando adultos. Por mais que a gente sempre tenha a oportunidade de melhorar, alguns traços fundamentais da personalidade são definidos nos primeiros anos de vida. O caráter ético é um deles: trata-se de uma orientação pessoal para bons valores que permanecerá com os pequenos para sempre.

Assim, ensinar sobre esses valores desde cedo para seu filho é uma forma de contribuir para a pessoa que ele será depois. Levando em conta que as crianças de hoje são os adultos do futuro, podemos dizer que ensinar ética para crianças é contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais íntegra, justa e tolerante.

Como ajudar os pequenos a desenvolver o senso de ética?

Agora que você entendeu melhor a importância de ensinar ética para as crianças, veja só algumas dicas para colocar isso em prática na educação do seu filho!

Ensine valores

Ética para crianças: a importância da integridade na educação das crianças
Ética para crianças: a importância da integridade na educação das crianças - RahulPandit/Pixabay

Para ensinar sobre ética para crianças, você precisa conversar com ela sobre valores que orientam as pessoas no convívio social saudável. Entre eles, estão a ideia de fazer o bem, de prezar pela justiça, de ter honestidade e respeito, e de ser solidário.

Uma boa forma de entender melhor quais valores são universalmente considerados éticos é dar uma olhada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, defendida por organizações internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês).

O ideal é que esses valores sejam passados para os pequenos com paciência e em conjunto com explicações sobre como eles causam consequências positivas, ao contrário de seus opostos. Considere sempre a necessidade de desenvolver o pensamento crítico dos pequenos, isto é, ajude-os a refletir, a questionar e a chegar à conclusão de que aqueles valores são necessários na sociedade, em vez de apenas impô-los.

Dê o exemplo

Já ouviu falar que as crianças aprendem pelo exemplo, não é? Essa é uma grande verdade: de pouco adianta explicar para os pequenos o que é certo e o que é errado, se no dia a dia os pais cometem pequenas ações antiéticas. Eles percebem tudo, e o comportamento dos adultos tem uma influência enorme na sua formação.

Então, é muito importante exercitar a autocrítica e usar esse momento de transmitir valores aos filhos como uma boa oportunidade para se aprimorar cada vez mais como ser humano. Seguir leis e regras, ter honestidade e cultivar o respeito por todos são atitudes essenciais.

Quer saber mais sobre a importância de desenvolver a ética desde a infância? Acesse o blog Novos Alunos e leia o artigo completo.


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.