“Exigências do Presente” e a arte contemporânea

Centro Universitário Maria Antonia reúne trabalhos dos artistas Carmela Gross, Jac Leirner, Leda Catunda e Jorge Macchi até 19 de fevereiro

A arte, tal como a sociedade, desenvolve-se atrelada aos fatos sociais, ao contexto histórico no qual estes se realizam e às inovações tecnológicas. Ainda assim, existe um grau de complexidade no instante em que se busca uma definição para a produção artística contemporânea. Na metade do século passado, novas vertentes surgiam – assim como novas escolas – sem renegar as raízes fincadas nas vanguardas modernistas.

Pop Art, Minimalismo, Fotorrealismo e Arte de Rua são alguns dos estilos que abrigam novos nomes da arte mundial. Para ampliar o debate sobre o que é, de fato, a arte contemporânea, o Centro Universitário Maria Antonia realiza a mostra “Exigência do Presente”, em cartaz até 19 de fevereiro. Expõem seus trabalhos os artistas Carmela Gross, Jac Leirner, Leda Catunda e Jorge Macchi.

O conjunto de trabalhos dos quatro artistas apresenta momentos diversos dessas produções. Com obras da década de 1980, a exposição também agrega peças dos dias atuais. O encontro dos trabalhos acontece após um ano do simpósio “Sobre historicidade e arte contemporânea”, que foi organizado e idealizado pelo Centro de Pesquisa em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, com a participação do Instituto Cultura Contemporânea.

Por Redação