Últimas notícias:

Loading...

Existe uma idade certa para começar a aprender inglês?

A melhor fase de aprendizado do ser humano é dos primeiros anos de vida até a adolescência

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Um levantamento realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos 10 anos. Para o MIT, os primeiros anos de vida são o momento ideal para que o cérebro seja estimulado e que, após os 17 anos, torna-se muito mais complexo o processo de busca pela proficiência em um novo idioma.

Quando nascemos, o corpo humano ainda não está completamente formado. Durante os primeiros anos, os órgãos terminam seu desenvolvimento e se preparam para a vida adulta. No caso do cérebro, esse processo só é concluído no final da adolescência.

Por isso, a melhor fase de aprendizado do ser humano é dos primeiros anos de vida até a adolescência. O quanto antes a criança ter contato com uma língua estrangeira, mais facilidade ele terá para assimilar esses conhecimentos. Isso é algo que é abordados nas chamadas escolas do futuro.

Crédito: IStock/katleho SeisaIdade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é a partir dos 10 anos 

Conforme o tempo passa e a criança cresce, o aprendizado não fica impossível, mas se torna mais difícil. Assim, estudar um segundo idioma demandará maior esforço do adulto do que das crianças, por exemplo.

Um estudo apresentado pela BBC indica que todas as crianças têm um dom natural para o aprendizado de línguas. Para os bebês, o potencial de assimilação é ainda maior.

O mesmo levantamento mostra que os bebês conseguem ouvir 600 sons de consoantes e 200 vogais, que são parte de todas as línguas do mundo. Com o tempo, algumas habilidades são esquecidas por não serem utilizadas (ou estimuladas). Por isso, trazer algumas referências da língua inglesa desde os primeiros anos de vida pode ser muito positivo no processo de conquista do bilinguismo.

As metodologias de ensino do inglês para crianças

Para o ensino de uma segunda língua na primeira infância, é preciso ponderar que as metodologias são bem diferentes e devem estar adequadas de acordo com a faixa etária dos pequenos.

Afinal, uma criança que não sabe ler ou escrever não tem como ser submetida a um modelo de ensino pelo qual os adolescentes passam. Isso reforça até mesmo a importância das escolas inovadoras. O ideal é desmembrar a didática de ensino do inglês para crianças nas fases que veremos abaixo.

Até 3 anos de idade

Nessa fase, seu filho pode até aprender pequenas palavras em inglês, e esse processo se dará por meio da memorização. Por isso, posteriormente, ele acabará se esquecendo daquilo que aprendeu ainda muito jovem.

Por ainda não conseguirem se comunicar oralmente com perfeição, as aulas costumam envolver atividades lúdicas e prazerosas, que estimulam o desenvolvimento de outras habilidades usando a língua estrangeira.

Entre 4 e 6 anos

Nessa fase, a criança está consolidando seu sistema cognitivo e está se preparando para atividades mais estruturadas, a exemplo do aprendizado da gramática inglesa. Por isso, os educadores continuam usando estratégias lúdicas e jogos um pouco mais elaborados, tudo para criar mais significado para os pequenos.

A partir de 7 anos
Com capacidade de se expressar oralmente e até de ler com perfeição, as crianças a partir de 7 anos já podem ser submetidas aos processos usuais do ensino do inglês.

Para despertar o interesse e envolver as crianças no processo de ensino-aprendizagem, os professores utilizam uma grande variedade de estratégias e recursos possíveis para desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, audição e fala em língua estrangeira.

Os professores abordam a leitura de textos, escrita de frases, exposição de desenhos animados e filmes em inglês, além de estimular a interação com os colegas usando exclusivamente o idioma.

Curtiu? Continue lendo no blog Novos Alunos sobre as vantagens de aprender outros idiomas!