Exposição “Luís Saia: memória e política” em cartaz na Casa de Dona Yayá

Mostra retrata parte da história arquitetônica do Brasil pelas obras do engenheiro sãocarlense

divulgação
O período entre outubro de 2011 a outubro de 2012 é considerado pelo IPHAN como "Ano Luís Saia"

Luís Saia, sãocarlense que contribui para a construção do Brasil, literalmente. Responsável por dar continuidade à jornada que teve início em 1930, com Mario de Andrade, o engenheiro-arquiteto adentrou no universo folclórico que caracteriza as raízes brasileiras.

Durante os anos em que atuou no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Saia coordenou a “Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura”. Nas áreas de arquitetura e urbanismo, esteve ligado com restaurações de edificações e tombamento de monumentos encontrados pelo muitos cantos do país.

Para homenagear uma das figuras mais relevantes quando se trata da historiografia arquitetônica do Brasil, a Casa de Dona Yayá recebe a exposição “Luís Saia: memória e política”, em cartaz até 6 de junho e com entrada Catraca Livre. De segunda a sexta-feira, sua  trajetória profissional, ideias e as obras refletem a contribuição para o desenvolvimento sociocultural da nação.

A mostra foi organizada pelo pelo urbis (grupo de pesquisa em história da cidade, arquitetura e paisagem) do IAU-USP (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). A exposição foi criada pelo prof. Carlos Roberto Monteiro de Andrade (IAU-USP) juntamente com o prof. Francisco Sales Trajano Filho (IAU-USP), prof. Paulo Roberto Masseran (Unesp/Bauru) e Jaelson Bitran Trindade (IPHAN/SP).

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.