Ferramentas tecnológicas que melhoram o aprendizado do inglês

09/12/2016 15:27 / Atualizado em 17/04/2019 17:54

A tecnologia pode, sim, ser utilizada para potencializar o aprendizado dentro das salas de aula.

Especialmente quando se fala do ensino da língua inglesa, certas ferramentas tecnológicas ajudam a melhorar os níveis de compreensão e aprendizagem do idioma pelos alunos.

A interatividade estimula o conhecimento de maneira distinta do ensino tradicional, e acaba potencializando e complementando de maneira motivadora e lúdica o processo de ensino-aprendizagem do inglês.

Hoje em dia, crianças que mal aprenderam a caminhar já são capazes de desbloquear um smartphone com a maior naturalidade do mundo, não é mesmo?

Então fica bastante claro que a tecnologia passou a ser um item fundamental na escola, pois faz parte da realidade dos alunos.

O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) listou algumas dessas ferramentas que estão sendo utilizadas por instituições de ensino mundo afora com o objetivo principal de ensinar o inglês de maneira diferenciada. Confira:

Game Minecraft

Criado em 2009 para fins de entretenimento, o Minecraft ganhou sua primeira versão educativa em 2011. O MinecraftEdu, por exemplo, permite a construção de estruturas virtuais, utilizando conceitos matemáticos e lógicos.

Os alunos podem criar praticamente qualquer coisa virtualmente, construindo as mais diversas narrativas. E tudo isso em inglês. A grande sacada da utilização dessa ferramenta é a possibilidade incrível de integrar o ensino da língua inglesa a todos os conteúdos do currículo escolar, de matemática à poesia.

Óculos Cardboard

Simples e genial, o óculos de realidade virtual criado pelo Google é feito de papelão (isso mesmo!). Batizado de Cardboard, tem sido empregado como ferramenta tecnológica em escolas de todo o mundo.

Para utilizá-lo, basta que o aluno encaixe um smartphone à estrutura de papelão e ative o sistema de realidade virtual já disponibilizado gratuitamente nos vídeos do YouTube e aplicativos especialmente desenhados para essa plataforma. Depois, é só colocar os óculos e ter acesso aos mais diversos tipos de conteúdos em realidade virtual.

Todo o material visualizado pelos alunos é selecionado e controlado pelo professor, através de um tablet. É possível “viajar” sem sair da sala de aula. O aplicativo responsável pela utilização educativa do Cardboard permite viagens para mais de 100 ambientes distintos, incluindo o planeta Marte, a Muralha da China e a Grande Barreira de Corais na Austrália.

Confira o artigo completo no blog Novos Alunos.