Pré-seleção na lista de espera do Fies 2024 já está disponível

Candidatos não selecionados participam automaticamente

Já está disponível a pré-seleção pela lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024. Esta etapa estará em curso até 30 de abril, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Pré-seleção na lista de espera do Fies 2024 já está disponível
Créditos: Divulgação/ MEC
Pré-seleção na lista de espera do Fies 2024 já está disponível

Os candidatos pré-selecionados devem atentar-se para as orientações sobre a complementação das informações da inscrição, disponíveis na página do Fies.

Os não contemplados na chamada única do processo seletivo serão automaticamente incluídos na lista de espera, para eventual preenchimento de vagas remanescentes.

A ordem de classificação e a modalidade da vaga são consideradas nesta nova fase, conforme definido no Edital nº 10/2024.

Fies

A complementação da inscrição deve ser realizada em até três dias úteis após a pré-seleção na lista de espera, seguindo as instruções fornecidas pelo Fies. Além disso, a partir de 2024, o Fies Social visa restabelecer sua função social, atendendo às demandas de estudantes de baixa renda e promovendo melhores condições de financiamento, conforme iniciativa do Ministério da Educação.

Ministério da Educação amplia prazo de inscrição no Fies e possibilita a participação de interessados no financiamento da graduação em instituições privada
Créditos: Reprodução/Fies
Ministério da Educação amplia prazo de inscrição no Fies e possibilita a participação de interessados no financiamento da graduação em instituições privada

O Fies Social estará disponível já a partir do segundo semestre de 2024. Além disso, a resolução que institui essa modalidade do programa prevê a possibilidade de estabelecer cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que for determinado em cada edital.

Vale ressaltar que o Fies, como política pública, oferece financiamento a estudantes matriculados em cursos pagos, em instituições de ensino superior que aderiram ao programa e foram avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para ser elegível ao financiamento, o candidato precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter médias igual ou superiores a 450 pontos, além de não zerar na redação.

*Com informações da Agência Brasil e do Ministério da Educação.