Fuvest abre inscrições para o vestibular 2020; saiba como participar
Estão abertas as inscrições para o vestibular 2020 da Fuvest, que selecionará candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP)
Estão abertas as inscrições para o vestibular 2020 da Fuvest, que selecionará candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).
Os interessados terão até às 12h do dia 20 de setembro para se inscrever no site da Fuvest. Serão disponibilizadas 8.317 vagas, sendo 5.424 pela ampla concorrência, 1.857 para alunos de escola pública, e 1.036 para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) de escola pública.
Os candidatos realizarão a prova em duas fases: a primeira que acontece no dia 24 de novembro e a segunda nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020.
- Latam tem voos internacionais em promoção a partir de R$ 1.072
- Câncer de fígado: uma bebida comum pode aumentar em 85% o risco
- O que você precisa saber sobre a fruta mais popular do mundo?
- Conheças as bibliotecas mais incríveis do mundo; uma delas fica no Brasil
Para isso, terão que desembolsar R$ 182_quem optar pelo boleto deverá gerá-lo até a data limite, 20 de setembro, e realizar o pagamento até 24 do mesmo mês. Em casos de ausência no dia da prova, o dinheiro não será reembolsado.
Documentos para inscrição
Ao preencher o formulário de inscrição é necessário informar o CPF, o número do documento de identidade (RG) e anexar uma foto, cuja imagem deve ter fundo sem detalhes, destacando o rosto do candidato e sem acessórios. Essa imagem será comparada com a foto coletada nos dias de provas para reconhecimento facial.
Candidatos com deficiência
Os candidatos com deficiência precisam informar as necessidades de adaptação da prova no momento da inscrição. Eles também deverão anexar a documentação emitida por médico em formato digital até o dia 20 de setembro, quando terminam as inscrições.
Serão reservadas 45% das vagas (5% a mais do que no ano passado) de cada curso para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Também haverá seleção de vagas por meio do Sisu.
Livros da prova
Neste ano, as obras obrigatórias selecionadas pela organização da prova são:
- Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
- Quincas Borba – Machado de Assis;
- O cortiço – Aluísio Azevedo;
- A relíquia – Eça de Queirós;
- Minha vida de menina – Helena Morley;
- Angústia – Graciliano Ramos;
- Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade;
- Sagarana – João Guimarães Rosa;
- Mayombe – Pepetela
Locais da prova
Na região metropolitana paulista, as provas serão realizadas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.
Enquanto no interior, a prova será realizada em Araçatuba, Barretos, Botucatu , Bauru, Campinas, Fernandópolis , Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília*, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Taubaté.
Resultados
- Convocação para a segunda fase: 9 de dezembro
- 1ª chamada aprovados: 24 de janeiro
- Resultado dos treineiros: 6 de fevereiro
- 2ª chamada de aprovados: 31 de janeiro
- 3ª chamada de aprovados: 7 de fevereiro