Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até 27 de maio

Nesta sexta, candidatos relataram problemas durante o processo de inscrição do Enem

22/05/2020 14:04 / Atualizado em 26/05/2020 19:01

O MEC (Ministério da Educação) prorrogou o prazo de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 para a próxima quarta-feira, 27. O processo terminaria hoje, às 23h59. As inscrições devem ser feitas por por meio da página do Enem na internet.

Nesta sexta, candidatos relataram problemas durante o processo de inscrição do Enem
Nesta sexta, candidatos relataram problemas durante o processo de inscrição do Enem - Marcello Casal JrAgência Brasil

O anúncio foi feito pelo ministro Abraham Weintraub em uma rede social no início da tarde desta sexta-feira, 22.

“Decidimos prorrogar o prazo das inscrições do Enem até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. Os boletos da taxa da prova poderão ser pagos até 28/05. Os candidatos devem ficar atentos à confirmação da inscrição na Página do Participante, do @inep_oficial”, escreveu o ministro no Twitter.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes já realizaram a inscrição.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.

De acordo com o Inep, a estrutura do exame será mantida, com a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira — inglês ou espanhol.

Os estudantes que obtiveram a isenção da taxa também devem se inscrever no Enem. Os candidatos que não pediram isenção, mas se encaixam em um dos critérios para receber o benefício, terão direito mesmo sem a solicitação.

O cartão de confirmação da inscrição será disponibilizado em outubro, ainda sem um dia definido. Este cartão traz um resumo das principais informações para o candidato: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira.

Provas

Na quarta-feira, 20, o Ministério da Educação e o Inep já haviam anunciado o adiamento das provas do Enem, que aconteceriam em novembro.

Ainda não há uma nova data definida. De acordo com nota oficial publicada no site do Inep, será feita em junho uma enquete entre os candidatos já inscritos no Enem.