Para turbinar os estudos: baixe gratuitamente as provas do Enem
Ao fazer as provas anteriores, o estudante conhece o conteúdo do exame e se familiariza com o padrão das questões
As inscrições para o Enem começaram na segunda-feira (7). Aproveitar esse embalo inicial para se engajar nos estudos é um caminho para alcançar uma boa nota em novembro. Fazer os exames anteriores, por exemplo, vai turbinar os seus estudos.
Ao entrar em contato com os exames passados, o estudante conhece o conteúdo do exame e se familiariza com o padrão das questões. Essa prática serve para saber quais são os seus pontos fortes e o que terá que ser desenvolvido nos próximos meses de estudo.
No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é possível consultar e baixar as edições passadas do Enem e também os respectivos gabaritos.
Segundo o Inep, Entre 1998 e 2008, as provas eram estruturadas a partir de 21 habilidades, avaliadas por três questões. De 2009 pra cá, as provas foram reestruturadas em quatro matrizes. Para baixar o conteúdo, clique aqui.
As inscrições para o Enem terminam no dia 18 deste mês. Para quem não é isento, a taxa de inscrição é de R$ 82. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro.
O resultado individual do Enem pode ser usado para dar acesso ao ensino superior e ao financiamento estudantil. Qualquer pessoa pode fazer o exame.
Matrizes de Referência
Segundo as Matrizes de Referência, o conteúdo das provas é fundamentado em quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação.
- Matemática e suas tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas tecnologias – Química, Física e Biologia.
- Ciências Humanas e suas tecnologias – Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
-
Leia também: