Grupo educacional explica a importância do pensamento crítico a crianças
Uma das competências mais importantes para que a humanidade continue a avançar
O pensamento crítico é a capacidade de refletir de forma autodisciplinada e profunda sobre as coisas que nos leva a ampliar cada vez mais a nossa visão de mundo e a evitar as opiniões estreitas. Por isso, vale a pena estimular essa competência desde cedo.
Para os pequenos, isso traz benefícios no desenvolvimento escolar, na futura carreira profissional e também na convivência em sociedade. Para explicar melhor a questão, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), preparou um conteúdo informativo e dicas de como estimular a capacidade crítica na infância.
O que é pensamento crítico?
O termo “crítico” geralmente tem uma conotação negativa, porém pensar criticamente é diferente de ter criticidade. Isto é, não se trata de ter juízos de valor sobre tudo, mas de refletir sobre as coisas a partir de um ponto de vista mais amplo, justo e profundo, como se fosse sempre a primeira vez que se tem contato com determinado assunto.
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- Cozinhar com crianças: entenda benefícios dessa prática para os pequenos
- Comunicação assertiva: veja a importância dessa prática e como adotá-la na escola
- 5 tendências educacionais que são importantes para o desenvolvimento do seu filho
Desse modo, ter pensamento crítico equivale a pensar sobre os problemas de forma mais detalhada e tentando, ao máximo, não ser contaminado por opiniões preconcebidas, por visões já construídas. Ao adotar essa postura, poderemos questionar ideias já fixadas, elaborar suposições por conta própria e, quem sabe, chegar a novas conclusões.
Qual é sua importância para as pessoas?
Ser capaz de questionar, de tirar as próprias conclusões e, principalmente, de refletir sem o filtro de uma pré-concepção é necessário tanto para a formação de uma opinião própria, bem como para a criatividade e o desenvolvimento da inteligência emocional, já que agrega flexibilidade de pensamento. Essas características levam a criança a se tornar um adulto independente e com relações interpessoais mais saudáveis.
Além disso, pensando em um contexto mais amplo, o pensamento crítico é uma importante ferramenta de evolução. De maneira geral, as grandes personalidades que impulsionaram transformações no mundo começaram a refletir criticamente sobre ideias já estabelecidas.
Essa capacidade impede que conclusões já definidas caiam na passividade. Desse modo, o pensamento crítico também é fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, com maior potencial de se tornarem agentes de transformação da sociedade.
Qual é o papel da escola no desenvolvimento do pensamento crítico?
A escola, ao lado da família, é o principal ambiente de desenvolvimento humano na primeira infância. Sendo assim, ela cumpre um papel fundamental no estímulo ao pensamento crítico por meio de atividades, metodologias de ensino e abordagens pedagógicas que estimulam a capacidade dos pequenos de pensarem por si próprios.
É por isso que escolher uma boa instituição de ensino é essencial. Uma escola que não valoriza as novas demandas da sociedade e se recusa a superar o modelo de ensino em que as informações são transmitidas aos alunos de forma unilateral e engessada, tende a gerar o efeito contrário e formar cidadãos com dificuldade para refletir amplamente.
Quer saber mais sobre o que é o pensamento crítico e por que vale a pena incentivá-lo desde cedo? Acesse o site e leia o artigo completo.
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.