Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Dez dicas para evitar as fake news

Por Leo Schreier

Por: Redação

Será que estamos sendo justos com o Facebook? Em tempos de algoritmo e influência digital, dentro de uma plataforma com diferentes gerações, como esperar que todas as notícias da sua timeline sejam cem por cento confiáveis? O conselho principal que eu dou é: mude o seu mind Set.

A culpa não é toda da plataforma, mas muito mais de quem não verifica o que está compartilhando.  Dificilmente no futuro teremos um sistema com algoritmo capaz de coibir todas as mentiras da rede.

Como esperar que todas as notícias da sua timeline sejam cem por cento confiáveis?

O fato é que nem mesmo os grandes players tradicionais de mídia estão imunes ao erro. Por isso, vou deixar aqui dez dicas pra você não contribuir com as fake news .

1) Não compartilhe se você não leu: Um dos maiores problemas da velocidade da

informação é as pessoas se informarem por manchetes, sem ao menos ler a notícia. Não tire conclusões precipitadas e nem dissemine uma informação que você não leu.

2) Desconfie sempre de uma notícia relevante: Grande parte dos veículos tem o objetivo de influenciar o leitor com parcialidade. Ao se deparar com uma notícia falsa, observe atentamente a manchete. Normalmente as manchetes não vêm com pontos de exclamação ou escritas em maiúsculos para chamar atenção.

3) Preste atenção na URL: É muito comum vermos a URL semelhante aos veículos de credibilidade, como por exemplo bbc.co no lugar de bbc.com. Por isso, compare sempre a URL com o site original.

4) Cuidado com o Clickbait: Outra prática muito comum de sites falsos, é aliar uma manchete sensacionalista com uma imagem que chamem atenção para ter o seu clique. Esses sites normalmente querem obter ganhos com publicidade através do seu clique.

5) Observe a fonte: Uma notícia real estará sempre em um veículo com credibilidade. Busque a mesma notícia em sites confiáveis, principalmente se for uma notícia relacionada à política.

6) “Repassem para todos os grupos”: Sabe aquelas notícias bombásticas sem link que você recebe nos grupos de família do WhatsApp? Todas são falsas. E mesmo que tenham links, pesquise a fonte.

7) Fique atento com a data da notícia: A notícia até pode ser verdadeira, mas o que é uma notícia verdadeira fora de contexto? Esse é um dos erros mais comuns.

8) Você não precisa opinar sobre tudo: É muita gente emitindo opinião sem o mínimo de conhecimento do que realmente está acontecendo. O problema das redes sociais é isso: todo mundo se sente na obrigação de opinar sobre tudo para ter curtidas e se sentirem relevantes e com isso acabam compartilhando informações falsas para gerar engajamento.

9) Influenciador Digital não tem o papel de formar opinião: Não forme sua opinião através do vídeo, meme ou texto de um Influenciador Digital. O Influenciador Digital é uma peça fundamental para o entretenimento, mas no jornalismo funcionam como segunda tela. Normalmente eles vão comentar a notícia e não noticiar. Por isso se informe antes de ter uma opinião.

10) Tenha responsabilidade: Muitas pessoas compartilham algo simplesmente pelo desejo de que seja verdade. É preciso bom senso. A credibilidade é um poder ao alcance de todos, mas são poucos que conseguem.

Leo Schreier é coach de Social Media e Gestor de Carreira de Influenciadores Digitais.

Compartilhe:

Tags: #Fake News