Inscreva seu projeto no Mapeamento Nacional de Educação Musical
A meta é mapear mais de 400 projetos de educação musical em todo Brasil
Felizmente a educação musical faz parte do dia a dia de dezenas de escolas e contribuem para o desenvolvimento das crianças brasileiras. Com o intuito de mapear essas iniciativas nos quatro cantos do país, o programa Brasil de Tuhu, está realizando um Mapeamento Nacional de Projetos de Educação Musical. Para participar, basta inscrever o seu projeto até 14 de dezembro respondendo algumas questões neste link aqui.
No ano em que celebra 10 anos, o programa Brasil de Tuhu, realizado pela Baluarte Cultura e patrocinado pelo grupo Wilson Sons, tem a meta de mapear mais de 400 projetos que compartilhem o objetivo de contribuir para a ampliação da educação musical no Brasil. As informações obtidas serão condensadas, analisadas e têm a divulgação prevista para março de 2019. O intuito é que através delas seja possível identificar carências e potencialidades do cenário da educação musical brasileira.
“Numerosas ações de educação musical desenvolvidas em todo o Brasil vêm gerando um impacto fortemente positivo na vida das crianças e jovens beneficiados, no campo social, educacional, relacional”, acredita Maya Suemi Lemos, gestora no Centro da Música da Funarte e coordenadora da Bienal Funarte de Música e Cidadania.
- Unity Warriors estreia “BASE: uma Corpografia Marginal” com grande temporada gratuita em São Paulo
- Curso gratuito ensina a combater o desperdício de alimentos
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- 14 destinos no Brasil ganham prêmio internacional de turismo sustentável
O primeiro mapeamento foi realizado em 2016 e contabilizou 240 projetos que receberam um novo questionário para atualizar as informações. O intuito agora é coletar ao menos 200 novos projetos para ampliar o alcance. “O mapeamento está em construção permanente, pois sabemos que existem muitos projetos que não foram alcançados e que, a cada ano, novas iniciativas surgem”, esclarece Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa responsável pela realização do Brasil de Tuhu.
Através do primeiro mapeamento foi possível saber que as iniciativas são a porta de entrada de crianças e jovens ao universo musical. Já que 92% dos participantes destes projetos não tinham qualquer conhecimento prévio de música. Foi possível apurar também que apesar de mais da metade dos projetos de educação musical estarem na região Sudeste (cerca de 52%), há iniciativas espalhadas por quase todos os estados brasileiros.
A maioria dos projetos musicais oferece atendimento gratuito aos jovens. Um enorme desafio encontrado pelas iniciativas é a dificuldade na captação de recursos. Muitas se mantém com os aportes financeiros de doações diretas. Sendo elas que muitas vezes contribuem para a manutenção das ações. Todo conteúdo do primeiro mapeamento pode ser visualizado aqui
O Mapeamento Nacional de Projetos de Educação Musical é desenvolvido em conjunto com a JLeiva, consultoria especializada em pesquisas do âmbito cultural, e conta com parceria institucional da Funarte e patrocínio da Wilson Sons e do Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Criado em 2009 com o objetivo de ampliar e fortalecer o ensino musical nas escolas brasileiras o programa Brasil de Tuhu realiza diversas ações presencias e digitais. Além do Mapeamento Nacional de Projetos de Educação Musical, promove também os Concertos Didáticos para alunos de escolas públicas, a Vivência Musical para educadores, o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças de 2 a 6 anos, entre outras ações. Assista ao vídeo e saiba mais: