Instituições oferecem vagas para estudantes de baixa renda em cursinhos gratuitos
Cursinhos populares e comunitários têm inscrições abertas
As cotas em universidades públicas para alunos das redes estaduais de ensino têm sido a grande aposta das autoridades na gestão da educação superior.
No entanto, antes que esta política fosse adotada, instituições não governamentais já se movimentavam para promover o acesso da população de baixa renda ao ensino de qualidade. Cursinhos pré-vestibular comunitários se colocam entre elas, oferecendo aulas gratuitas, sobretudo em comunidades pobres.
Há cinco anos, a Rede Emancipa reúne cursinhos deste tipo em São Paulo – hoje, há também atividades no Pará e no Rio Grande do Sul. Contando com professores voluntários e a estrutura de escolas públicas, o coletivo oferece aulas semanais em período integral. Em 2013, somente na capital paulista, serão disponibilizadas vagas para 860 alunos.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
Além de preparar os alunos para o Enem e os vestibulares, a Rede Emancipa procura fazer um trabalho de conscientização política. “O cursinho tem que dar conta da realidade atual, que é o vestibular. Mas além das aulas preparatórias, temos muitos espaços de formação política, círculos de debate sobre temas atuais, como cotas, questões de gênero e direito à cidade”, diz Renan Teodoro de Oliveira, coordenador de uma das unidades da Rede.
Outro exemplo é a UNEafro Brasil (União de Educação Popular para Negras/os e Trabalhadores). A instituição tem 42 cursinhos no Estado de São Paulo, que oferecem aulas gratuitas de segunda a sexta-feira, também em período integral.
Esses e outros cursinhos gratuitos têm inscrições abertas para as aulas deste ano. Confira abaixo algumas opções:
Rede Emancipa
A Rede disponibiliza 860 vagas em sete localidades diferentes na capital paulista. As aulas gratuitas terão início no dia 2 de março. Inscrições e mais informações podem ser encontrados no site da Rede Emancipa.
UNEafro Brasil
A instituição tem vagas em 42 cursinhos comunitários espalhados pelo Estado de São Paulo. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 10h às 20h. As inscrições estão abertas pelo site da UNEafro Brasil.
Parceria CIEE-CPV Vestibulares
O CIEE, a sub-prefeitura de Ermelino Matarazzo e a CPV Vestibulares estão disponibilizando 500 vagas gratuitas para estudantes da Zona Leste de São Paulo. As aulas serão realizadas em dez locais diferentes: Artur Alvim, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Itaquera, Jardim Helena, Jardim Robru, Kemel, Móoca e São Miguel Paulista. As inscrições ficam abertas até o fim de fevereiro, ou até o preenchimento das vagas. Informações e inscrições pelo telefone (11) 2547-2970.
Projeto Chance Paraisópolis
Dentro da comunidade de Paraisópolis, professores e colaboradores voluntários se encontram todos os sábados com estudantes que querem uma chance na universidade. As aulas são gratuitas, mas o material didático tem de ser comprado pelos alunos. As inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone (11) 2866-3441.
PUC-SP
Estudantes da PUC-SP estão oferecendo um cursinho gratuito para estudantes de baixa renda. Confira a nota feita pelo Catraca Livre.
[tab:END]