Instituto oferece bolsas em cursos da USP a jovens de baixa renda

Instituto projeta alcançar 6 mil bolsas até 2030, unindo formação acadêmica ao desenvolvimento humano, familiar e profissional

30/10/2025 06:18

O Instituto Atravessando a Ponte, criado pela empresa de tecnologia Nexmuv, tem transformado a vida de jovens de baixa renda ao oferecer bolsas integrais para cursos de Tecnologia da Informação (TI), nos níveis tecnólogo e bacharelado. Agora, a iniciativa passa a oferecer aos recém-graduados bolsas de 60% para pós-graduação na  Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições são feitas diretamente no site do instituto, que estabelece critérios específicos para ingresso na graduação: ter entre 18 e 24 anos e ter concluído o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. Já para a pós-graduação, é necessário ter se formado previamente pelo próprio instituto.

Jovens do Instituto Atravessando a Ponte em visita pedagógica no Google
Jovens do Instituto Atravessando a Ponte em visita pedagógica no Google - Divulgação

O programa mantém ainda parcerias para visitas pedagógicas dos participantes no Google e na Microsoft e oportunidades de estágio em empresas de tecnologia. “Nosso time está sempre de olho nos jovens, com o propósito de prepará-los da melhor forma para o mercado de trabalho. Objetivo é fortalecê-los, porque sabemos o quanto esse caminho é concorrido.

O instituto projeta alcançar 6 mil bolsas até 2030, unindo formação acadêmica ao desenvolvimento humano, familiar e profissional.

De acordo com estudos realizados pela Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Brasil forma aproximadamente 53 mil profissionais por ano em áreas relacionadas à tecnologia, como ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação.

No entanto, esse número está muito abaixo da demanda do mercado, já que a associação estima que o país necessita de cerca de 159 mil novos profissionais anualmente para acompanhar o crescimento do setor de tecnologia.