Intercâmbio no Canadá via universidades, governo e agências

Se seu sonho é ter a experiência de conhecer uma nova cultura e aprimorar um idioma, o Canadá pode ser uma ótima opção

Por: Redação | Comunicar erro

Você chegou àquela fase da vida em que se faz quase que necessário buscar por novas experiências e conhecer uma nova cultura? Então, fazer um intercâmbio no Canadá pode ser a sua saída.

Um dos países mais desenvolvidos do mundo e com portas abertas para o estrangeiro, o Canadá recebe milhões e milhões de turistas e imigrantes anualmente que procuram não só por lazer, mas também por oportunidades de estudo e trabalho.

bandeira do Canadá tremulando

Pensando nisso, a Catraca Livre fez uma seleção de dicas para você realizar seu intercâmbio no Canadá, seja por meio de agências de viagem, ou ações de universidades ou do próprio governo canadense. Confira:

Universidade de Montréal

Instalada em uma área de 40 hectares, três estações de metrô próprias e 64 mil estudantes provenientes de diversos países, a Universidade de Montréal (UDEM) é a maior universidade francófona do mundo.

Situada no coração de Montréal, maior cidade do Québec e capital cultural do Canadá, a UDEM ocupa o primeiro lugar no ranking mundial das universidades francófonas, 84° lugar no ranking do Times Higher Education e conta ainda com o quarto maior orçamento para pesquisas nas universidades canadenses.

O corpo docente é formado por 2.600 professores de diversas partes do mundo, proporcionando ao aluno uma formação acadêmica de nível internacional.

Pelo seu renome internacional e pela sua excelência, a universidade conta oferece 600 programas em diferentes áreas do saber, sendo 250 em nível de graduação e 350 cursos em nível de pós-graduação.

campus da Université de Montréal (UDEM)
UDEM é uma das maiores universidades do mundo

Em geral, as aulas são ministradas em francês e, em nível de pós-graduação, é permitido ao estudante escrever os trabalhos em inglês.

Ainda assim, o conhecimento intermediário para avançado da língua francesa é fundamental para estudar na universidade. Exceções se aplicam aos programas de doutorado e pós-doutorado em algumas áreas do saber, onde o idioma de trabalho é o inglês.

No intuito de auxiliar nos primeiros passos rumo aos estudos no Canadá, a UDEM criou um site em português especialmente para os brasileiros.

A UDEM também oferece uma assistência personalizada através de uma equipe de estudantes embaixadores: Lina Donnard, Rogério Bilheiro, Sirléia Rosa e Carine Bertelli. Os quatro embaixadores orientam na escolha do programa de estudos, processo de admissão, preparação de documentos, busca de um professor orientador e muito mais!

Faça parte do grupo de discussão da UDEM no Facebook para contatar um dos estudantes embaixadores e trocar experiências com outros estudantes brasileiros.

A UDEM também tem recebido vários estudantes brasileiros das áreas contempladas pelo programa de bolsas Ciências sem Fronteiras. Veja o passo a passo sobre como se candidatar no site da universidade.

E a boa notícia é: durante os estudos é permitido trabalhar 20 horas por semana dentro ou fora do campus! Quando terminar o programa, seja graduação, mestrado ou doutorado, o estudante pode pedir um visto de trabalho que se chama Programme de l’expérience québécoise (PEQ) para dar continuidade à sua carreira profissional no Canadá.

Melhor do que mil palavras, assista ao vídeo abaixo em que a estudante embaixadora Lina Donnard mostra o campus da universidade e compartilha um pouco da sua experiência como estudante do mestrado em Estudos Internacionais.

Governo

A cidade de Québec oferece um planejamento completo para quem pretende fazer intercâmbio no Canadá. O governo detém um programa de trabalho na cidade, indicando empresas que contratam estrangeiros.

Está aí uma forma de você conhecer uma nova cultura, e ainda por cima conseguir uma renda extra.

Nos próximos dez anos, o Quebec precisará de mais de 1,3 milhão de empregos em vários setores-chave de sua economia, dos quais mais de 20% serão ocupados por trabalhadores de origem imigrante, segundo informações do próprio governo canadense.

Só lembrando que 80% da população do Québec falam a língua francesa, então o conhecimento no idioma seria um diferencial importante.

placa do canadá
Crédito: reproduçãoFaça intercâmbio no Canadá

Agência Canadá Intercâmbio

Você quer serviço especializado? A agência Canadá Intercâmbio tem foco voltado 100% para o país norte-americano, e promove diversos programas de intercâmbio para lá.

A agência recebe alunos a partir de 13 anos de idade interessados em programas de high school, graduação (college), pós-graduação, especialização, inglês, francês ou férias no Canadá.

O site da agência também pode oferecer promoções e bolsas de estudo. Vale a pena ficar de olho na home.

S7 Study

Com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Florianópolis, a S7 Study é uma agência de intercâmbio que oferece diversas opções para quem quer fazer intercâmbio no Canadá.

Cursos de inglês e francês, oportunidades de trabalho, cursos extracurriculares, formação profissional e até mesmo cursos de graduação estão entre os serviços ofertados.

A agência também tem um programa de palestras para tirar as suas dúvidas. Confira no site.

cidade de Vancouver
Crédito: reproduçãoA cidade de Vancouver, um dos destinos mais procurados no Canadá

Compartilhe:

1 / 8
1
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
2
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
3
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
4
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
5
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
6
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
7
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.