Itália abre vagas para profissionais brasileiros com salários de até R$ 44 mil
Hospitais italianos buscam médicos, enfermeiros e técnicos para suprir déficit de mão de obra; benefícios incluem moradia e cursos de idioma
A Itália enfrenta uma das maiores crises de mão de obra de sua história e está recrutando profissionais de saúde brasileiros. Médicos, enfermeiros e técnicos podem ganhar até 7 mil euros por mês (cerca de R$ 44,6 mil), além de benefícios como moradia, passagens aéreas e cursos de idioma.
O país soma déficit superior a 65 mil profissionais e o recrutamento internacional ganhou força com o Decreto Milleproroghe, que permite atuação imediata de estrangeiros mesmo antes da equivalência de diploma.
Há oportunidades em hospitais, clínicas, geriatria, casas de repouso e projetos humanitários. Para descendentes de italianos, a experiência pode abrir caminho para solicitar cidadania após dois anos de trabalho.

Oportunidade x burocracia
O governo italiano pretende emitir até 500 mil vistos de trabalho até 2028, mas a burocracia ainda é um desafio: em 2023, apenas 56% dos vistos resultaram em autorização inicial. Mesmo assim, a demanda é tão alta que as contratações têm ocorrido com rapidez.
Como se candidatar
Os interessados podem buscar vagas em sites como ClicLavoro, EURES e Indeed Itália, ou diretamente nas páginas de hospitais. É necessário apresentar diploma e histórico escolar traduzidos e apostilados, que são enviados à Prefeitura italiana pela instituição contratante. Após aprovação, o profissional pode começar a trabalhar enquanto aguarda validação definitiva do diploma.